Uma protagonista incrível, a trama é envolvente e a narrativa impecável. Uma livro incrível!

 
Título: A Fúria e a Aurora
Autora: Renée Ahdieh
Tradutor: Fabienne Mercês
Páginas: 336
Ano: 2016
Editora: Globo Alt
ISBN: 9788525060358
Avaliação:   | Ótimo.
Sinopse: Personagem central da história, a jovem Sherazade se candidata ao posto de noiva de Khalid Ibn Al-Rashid, o rei de Khorasan, de 18 anos de idade, considerado um monstro pelos moradores da cidade por ele governada. Casando-se todos os dias com uma mulher diferente, o califa degola as eleitas a cada amanhecer. Depois de uma fila de garotas assassinadas no castelo, e inúmeras famílias desoladas, Sherazade perde uma de suas melhores amigas, Shiva, uma das vítimas fatais de Khalid. Em nome da forte amizade entre ambas, Sherazade planeja uma vingança para colocar fim às atrocidades do atual reinado. Noite após noite, Sherazade seduz o rei, tecendo histórias que encantam e que garantem sua sobrevivência, embora saiba que cada aurora pode ser a sua última. De maneira inesperada, no entanto, passa a enxergar outras situações e realidades nas quais vive um rei com um coração atormentado. Apaixonada, a heroína da história entra em conflito ao encarar seu próprio arrebatamento como uma traição imperdoável à amiga. Apesar de não ter perdido a coragem de fazer justiça, de tirar a vida de Khalid em honra às mulheres mortas, Sherazade empreende a missão de desvendar os segredos escondidos nos imensos corredores do palácio de mármore e pedra e em cenários mágicos em meio ao deserto.

✖✖✖

Eu sei que é feio dizer isso, mas eu julguei esse livro pela capa. CULPADO! Me declaro culpado disso. Mas posso dizer? De certa forma foi maravilhoso. Quando eu recebi esse livro na minha casa, eu definitivamente não fui atraído pela capa e eu não sabia absolutamente nada sobre ele. Resolvi ler um resumo na orelha do livro e ainda assim não achei lá grande coisa, mas parecia ser ao menos uma leitura válida. Quando de fato eu comecei a ler, em menos de 30 páginas eu já estava perdidamente apaixonado pela história e não conseguia mais largar o livro.

O califa de Khorasan, Khalid, está a procura de uma esposa, então a cada novo dia ele escolhe uma moça para ir ao palácio para que ela tente conquistá-lo, mas se elas não conseguir isso até a chegada da aurora, será executada a sangue frio por desapontar o califa. Um dia o Khalid mata Shiva, melhor amiga de Sherazade, então ela decidi se voluntariar como a próxima pretende do califa. Ela quer não apenas sobreviver a cada aurora, como conseguir uma oportunidade para acabar com a vida do rei dos reis e assim vingar a vida de sua amiga. Mas será que Sherazade conseguirá sobreviver a aurora? É mesmo que ela consiga, como matar um califa extremamente protegido por soldados o tempo todo?
O amor é uma força por si só, sayyidi. Por amor, as pessoas consideram o impensável… e por vezes alcançam o impossível. Eu não zombaria de seu poder.
Inicialmente, assim que eu abri o livro, somos apresentados a um glossário com expressões árabes e isso me assustou um pouco. Fiquei com medo do vocabulário muito típico acabar influenciando no ritmo da leitura — deixando ela mais devagar — ou acabar tornando a leitura cansativa, mas posso assegurar-lhes que isso não acontece. Outra dificuldade que ficou bem marcada no início foi a dificuldade de gravar os nomes dos personagens. Mas com calma e paciência, logo o encanto da história fez com que eu tirasse esses pontos facilmente. 

A protagonista foi um dos principais motivos por eu ter me envolvido tanto nessa trama. Ela não deixa enganar-se facilmente, é altamente perspicaz e possuiu uma mente brilhante. Ela pretende vingar a morte da amiga, matando o próprio rei, mas como fará isso se ela também não passar de uma noite? Sherazade pretende se tornar a noiva do rei e colocar um fim a matança de mulheres da sua cidade, mas pretende matar o rei para vingar a morte de todas que já o conheceram.

Além da protagonista, há vários outros personagens que elevaram ainda mais os atributos dessa obra. Conheceremos aos poucos o cruel Khalid, a misteriosa camareira de Sherazade, o engraçado Jalal e o primeiro amor de Sherazade, Tariq. No começo o califa é uma incógnita, não sabemos o que pensar dele ou o que sentir por ele — amor ou ódio. Já Despina, a camareira, é uma personagens cheia de segredos e nunca sabemos quais suas verdadeiras intenções. Jalal é o que traz cenas hilárias e comentários tão afiados quanto aos da protagonista. E por fim Tariq, o mocinho da história. Ele foi o primeiro e único amor da vida da Sherazade e não pretende deixá-la em um palácio com um monstro. 
Algumas coisas existem em nossa vida apenas por um breve instante. E nós as devemos deixar seguir para iluminar outro céu.
Eu definitivamente quero matar a autora. Ela encerrou o primeiro livro no meio de grandes acontecimentos e deixou o leitor com o coração na boca. A continuação só será lançada no próximo ano, mas eu me sinto órfão com aquele desfecho, eu preciso de um pouco mais de Khalid e Sherazede e o mais rápido possível. A autora conseguiu dosar a adrenalina, o mistério e a ação em quantidades certas para consegui uma boa conclusão e ainda deixar altas expectativas para a continuação. Um grand finale emocionante!

Em suma, eu amei cada página do livro. Pequei ao julgar o livro pela capa e me arrependo amargamente por ter deixado me levar por algo tão banal. Esse livro é intenso! Não consegui desgrudar dele tão cedo e sempre querendo ler mais um pouco e "só mais um capítulo" porque a protagonista é incrível, a trama é envolvente e a narrativa impecável. A Fúria e a Aurora é o primeiro livro da série escrita por Renée Ahdieh, sendo que o segundo livro será publicado o ano que vem com o título de The Rose & the Dagger (A Rosa e o Punhal, na tradução livre).

SOBRE A AUTORA
A Fúria e a Aurora é o primeiro romance da autora Renée Ahdieh e foi selecionado como um dos melhores lançamentos do ano pela crítica norte-americana. Quando não está escrevendo, Renée gosta de cozinhar, de dançar salsa e de criar conflitos para seus personagens. Ela mora com seu marido persa e seu cachorro Mushu na Carolina do Norte.

1 comentários:

  1. Senti exatamente o que vc descreveu ao ler o livro e estou louca para ler o próximo.

    ResponderExcluir

 
Top