Ter o dom de conseguir arrebatar o leitor desde as primeiras páginas não é para qualquer um, mas a autora domina isso.

 
Título: A Canção de Alanna: A Primeira Grande Aventura
Autora: Tamora Pierce
Tradutor: Ana Resende
Páginas: 256
Ano: 2015
Editora: Única
ISBN: 9788567028637
Avaliação:   | Muito bom.
Sinopse: A coisa que Alanna mais quer no mundo é ser uma guerreira extraordinária, que vença batalhas e consiga ajudar as pessoas. Ela só tem um problema: no reino de Tortall, meninas não lutam, ou melhor, não fazem quase nada. Então, para realizar seu sonho, ela deve arriscar a própria vida tornando-se Alan de Trebond. Esta é sua primeira aventura, e pode ser a última caso ela não seja forte o bastante para superar as próprias limitações e controlar sua magia, que é mais poderosa do que a maioria das pessoas pode suportar. Para piorar, Alanna é a única capaz de combater o mal que se abateu sobre o reino de Tortall. Está em suas mãos salvar o herdeiro do trono e derrotar os seres milenares que habitam a terrível e amaldiçoada Cidade Negra. O fracasso não é uma opção. Sua grande batalha já começou. Ela pode morrer, ou pior: perder a própria alma para sempre! “Ela estava apavorada: seu rosto parecia quente, as mãos tremiam. Se fracassasse, teria de deixar a corte. Aquele era o dia. Ela nunca se sentira tão forte e tão preparada.” Argumentos de venda: Esse é o primeiro livro da série A canção de Alanna, obra que fala com o mesmo público de séries como Harry Potter. Tamora Pierce recebeu em 2013 um prêmio da American Library Association, que anualmente reconhece um escritor por “uma contribuição significante e duradoura à literatura infantojuvenil”. Obra best-seller do New York Times na categoria séries infantis.

✖✖✖

Eu particularmente amo fantasia e ao ser lançado esse livro no Brasil, corri para lê-lo porque além de se enquadrar em um dos meus gêneros, ele também estava recebendo ótimas críticas. O livro é um best-seller e já conquistou prêmios. Ao iniciar a leitura, vi que existiam já alguns pontos que atiçavam a minha curiosidade e alguns pontos já me incomodavam, mas a leitura corria bem e hoje posso dizer que valeu a pena ter gastado meu tempo em lê-lo.

No enredo, Alanna e Thom são irmãoes gêmeos, filho de um Nobre. Ao alcançar a idade devia, Alanna deve ir para a escola que a transformará em uma dama e aprenderá magia e seu irmão deverá ir para a escola que formam cavaleiros. Mas ambos odiam seu destino. Alanna então tem a ideia de trocarem de identidade, ela assumindo então a identidade de Alan de Trebond e Thom vai para a escola de magia no lugar dela. Ao chegar na escola de cavalaria, Alan terá que enfrentar não somente a dificuldade de que qualquer garoto encontraria na escola, mas também as dificuldades de esconder sua verdadeira identidade.
Maude pensou em Alanna e suspirou. Ela era muito diferente do irmão. A menina tinha medo de sua magia. Com Thom, era preciso obrigá-lo a caçar; com Alanna era preciso lançar mão de truques e de súplicas para que tentasse os feitiços.
Logo de começo eu já gostei muito da escrita da autora. O livro tem uma trama que dificilmente cai na mesmice ou muito menos fica entediante, além de ter uma escrita que prende o leitor e faz com que a leitura vá se desenvolvendo tão rapidamente. Tudo isso já conquistaria o leitor, ter esse dom de conseguir arrebatar o leitor desde as primeiras páginas não é para qualquer um, mas a autora domina isso.

Vamos falar dos personagens que são algo bem potente no livro da Tamora. Vale ressaltar que a autora é conhecida por criar personagens femininas fortes e defender o feminismo, então encontraremos uma protagonista ousada, determinada, com falhas como qualquer um porém muito corajosa. Alanna não se depara com as dificuldades e desisti, mas isso também não quer dizer que não passa pela sua cabeça. Mesmo com idas e vindas, altos e baixos, ela sobrevive e pretende alcançar tudo aquilo que ela busca. Além dela, conheceremos vários outros personagens que de início podem acabar deixam o leitor meio confuso com tantos nomes, mas que logo o leitor percebe o quanto todos eles são importantes.
É mais difícil curar do que matar.
Quem nunca julgou um livro pela capa que atire a primeira pedra, mas quando anunciaram que esse livro seria publicado no Brasil, não me animei muito porque detestei a capa americana. Quando vi a capa americana nem fui atrás de conhecer o enredo, mas quando a Única Editora divulgou a capa nacional do livro, ela definitivamente chamou a minha atenção. A capa não só ficou muito melhor que a original, como a editora preparou uma diagramação extremamente cuidadosa. 

Trazendo uma fantasia repleta de aventura do começo ao fim, Tamora também nos apresenta uma protagonista determinada e personagens muito bem construídos. Com uma narrativa leve e envolvente, vamos conhecendo o mundo de Alanna e as dificuldades que ela terá que superar.
 A Canção de Alanna: A Primeira Grande Aventura foi escrito pela autora Tamora Pierce e é o primeiro livro da série A Canção de Alanna.

SOBRE A AUTORA
Tamora Pierce é um escritora americana de ficção de fantasia para adolescentes, mais conhecida por histórias com jovens heroínas. Ela ficou conhecida por sua primeira série de livros, A Canção de Alanna (no original, The Song of the Lioness), que seguiu à personagem principal Alanna através das provações e triunfos de formação como um cavaleiro. Muitos de seus livros têm temas feministas.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top