A clara evolução tanto na escrita quanto na construção da trama e dos personagens é algo digno dos parabéns e o desfecho que ainda deixou aquele gostinho de quero mais.

Título: Efeito Manticore
Autores: G. Brasman; G. Norris.
Ilustrador: Marcos Vinicius Mello
Páginas: 393
Ano: 2012
Editora: Verus
ISBN: 9788576861799
Avaliação:   | Ótimo.
Sinopse: Na segunda parte da saga Crônicas dos Senhores de Castelo, Kullat, Thagir, Laryssa e Azio estão de volta. E, junto com outros três novos Senhores de Castelo, reúnem-se ao rei de Agas'B para celebrar a liberdade, a paz e a prosperidade no reino. Mas, comandados pelo misterioso feiticeiro Volgo, um grupo de vilões ataca inesperadamente e sequestram um dos nossos heróis. Este é o início de uma jornada eletrizante de resgate, repleta de desafios e perigos desde o reino de Agas’B, passando pelos Mares Boreais e chegando a um planeta totalmente desconhecido. Criaturas mágicas nunca vistas, uma batalha naval violenta e a fúria da natureza são apenas pequenos desafios se comparados ao que terão que enfrentar: um ninho das temíveis e selvagens criaturas chamadas Manticores. Escolhas difíceis e situações dramáticas determinarão o futuro dos nossos heróis, cujo sucesso ou fracasso, poderá mudar o curso da história de todo o Multiverso. Efeito Manticore: "Às vezes a escolha é sua. Outras vezes, você não tem escolha..."

✖✖✖

Após a leitura de O Poder Verdadeiro revelar-se uma ótima surpresa, ler Efeito Manticore foi uma das prioridades. Estava bastante ansioso, porque como já disse na resenha do primeiro livro, esta é uma das séries nacionais que eu tive o prazer de conhecer e me apaixonei rapidamente pelo Multiverso. Neste livro não foi diferente.

Em Efeito Manticore,
 após três anos da destruição do Globo Negro, no Festival da Luz Crescente de Agas'B, Laryssa convida seus velhos amigos Thagir e Kullat para o evento e logo Azio também retorna para rever a amiga de infância. Além deles, seus mestre na Academia dos Senhores de Castelo também estarão prestigiando o festival. Tudo corria muito bem até que mago extremamente poderoso chamado Volgo decide mandar seus melhores guerreiros para atacar e sequestrar um de nossos heróis. Então, mais que depressa, nossos incríveis Senhores de Castelos embarcam em uma viagem e terão de enfrentar todos os perigos e assumir os riscos.
— Para onde estamos indo, capitão?
— Para uma aventura, meu caro Axel. [...] Estamos indo para onde nenhum de nós jamais esteve!
Mais uma vez os autores conseguem me surpreender! Neste novo livro, senti uma grande evolução da parte deles, tanto na construção da trama como no desenvolvimento dos personagens. A escrita repleta de detalhes faz com que o leitor consiga imaginar com clareza e minunciosamente cada cena. Sem contar que neste novo enredo, os autores usaram e abusaram de cenários diversos e fauna e flora exoticamente surpreendente.

Os personagens estão marcantes desta vez, com muito mais personalidade e características atraentes. Os mocinhos estão mais ousados e corajosos, colocando seus desejos e anseios pessoais para trás para atingir um objetivo maior, exceto Laryssa. Em alguns momentos a Laryssa me irritou e muito. Eu entendo que ela estava sob pressão mas ela não era a única e ela não conseguiu controlar suas emoções, afetando e quase comprometendo toda a missão. Os novos personagens foram engenhosa e brilhantemente adicionados à história, me conquistando imediatamente. 

Durante todo o desenrolar do enredo — mas especialmente no final — somos surpreendidos com grandes reflexões como: o preço dos sacrifícios, não só por uma causa maior mas também visando aquilo que o outro necessita; quanto maior nossa responsabilidade, maior as consequências das nossas atitudes; o poder de termos amigos e companheiros; etc.
Seu coração é tão grande que dentro dele cabe o Multiverso inteiro.
Para quem já estava acostumado com a edição do volume anterior, sentirá falta das ilustrações belíssimas do Marcos. Nessa edição, as ilustrações estão bem mais esporádicas. Também não encontraremos o glossário no final do livro, apenas uma linha do tempo e as "explicações" estarão no rodapé das páginas. Gostei da capa e o acabamento interno continua incrível, o único "inconveniente" é que algumas páginas vieram borradas, durante o processo da gráfica pode ter acontecido algo 

Mesmo apaixonado já por todo o universo fantástico e a mitologia encantadora criado pelos autores, eles conseguiram mais uma vez me surpreender e fazer com que eu ansiasse por mais. A clara evolução tanto na escrita quanto na construção da trama e dos personagens é algo digno dos parabéns e o desfecho que ainda deixou aquele gostinho de quero maisEfeito Manticore é o segundo livro da saga Crônicas dos Senhores de Castelo, escrito em uma parceria nacional entre G. Brasman e G. Norris. O próximo livro foi publicado no mês passado pela Editora Verus, e em breve terá resenha dele aqui no blog também.


SOBRE OS AUTORES
G. Brasman é Gustavo Girardi, casado, pai de duas filhas e autor de histórias de ficção desde 1987. G. Norris, ou Gustavo Tezelli, mora com a esposa e a gata Rudra. Autor de contos fantásticos, teve sua primeira história publicada em 2005. De um encontro casual em uma mesa de café, G. Brasman e G. Norris iniciaram uma parceria literária com uma nova e fantástica mitologia, chamada Crônicas dos Senhores de Castelo.

7 comentários:

  1. Preciso começar a ler essa serie que tem umas capas tão lindas *-*
    Gostei da resenha espero poder ler em breve e amar e mi surpreender como fez com você *-*

    ResponderExcluir
  2. Francamente,a trama dessa série é totalmente nova para mim.
    Leio com frequência livros policiais e de romances,mas gêneros assim ainda não li.
    Porém tenho vontade de ler pelos seus comentários super positivos. ;)

    ResponderExcluir
  3. Olha se não! O segundo daquela série. <3 E vejamos, recebeu uma nota maior que o primeiro. xD Acho que era de se esperar. ;D
    A minha vontade de ler o livro ainda não se foi. Espero ela estar acessa quando eu encontra-los por aí. ;3;

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Como citei na resenha anterior, este não é meu estilo de livros favoritos. Mas lendo esta segunda resenha e vendo que a qualidade permanece fiquei de certa forma até curiosa. Ainda não sei se leria para descobrir este mundo Multiverso, mas quem sabe né.

    Parabéns aos autores e é maravilhosos ver os nossos com livros ótimos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Suas resenhas estão me deixando curiosa sobre a saga, já comentei que se fosse só pelas capas não compraria, mas agora quero saber o que acontece no multiverso! :)

    ResponderExcluir
  6. Estou adorando conhecer este livro e não vejo a hora de poder ler também. Tem tudo na medida certa; aventura, fantasia e mitologia. Ansiosa pra conhecer tudo sobre esta linda obra.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. O legal é quando dá para perceber que os autores evoluem, de um volume a outro de uma mesma série. Isso só enriquece a trama e premia o leitor, que pode acompanhar uma trama melhor construída e com maior verossimilhança.
    O enredo parece muito bom e te deixa curioso para saber o desfecho.

    ResponderExcluir

 
Top