Comecei a ler de maneira tão ávida e esperando tanto, mas a verdade é que não consegui ao menos terminá-lo.

 
Título: O Vale dos Mortos
Autor: Rodrigo de Oliveira
Páginas: 320
Ano: 2014
Editora: Faro Editorial
ISBN: 9788562409073
Avaliação:   | Ruim.
Sinopse: Com passagens por Brasília, Estados Unidos, China e França, O Vale dos Mortos baseia-se na profecia de que um planeta intruso ao sistema solar, ao raspar por nossa orbita, fatalmente desencadearia a transformação de grande parte da humanidade, não havendo lugar seguro, ambientes sem infecção, pois ela ocorreria simplesmente pela aproximação do astro. Pegos de surpresa, e tentando entender o que acontecia enquanto buscavam se salvar, um casal e seus filhos iniciam uma jornada para reestabelecer alguma condição de vida no que restou de seu próprio mundo. Uma história com muita ação, suspense, que vai deixar você eletrizado.

✖✖✖

Quando gosto realmente de um livro é tão difícil descrever o quão bom o livro é em tão poucas palavras, mas também quando não gosto é extremamente difícil falar mal da história então quero que entendam que essa é a minha opinião, este livro não funcionou muito bem para mim e por mais clichê que isso possa soar, pode funcionar para você. Me senti frustrado como leitor porque — para quem acompanha o blog sabe — os zumbis são os seres sobrenaturais da literatura e da TV que eu adoro, assim que tive o livro em mãos comecei a ler tão ávido por terminar e esperava que fosse tão bom quanto o conto que antecede a ele. Mas a verdade é que nem consegui terminar, tive que abandoná-lo ou pelo menos parar a leitura por um tempo.

Acompanharemos a história de vários personagens, o que me incomodou bastante. Não conseguia me lembrar nem da metade deles porque cada um tem uma história diferente, vive em um lugar diferente e acabam enfrentando o começo do apocalipse zumbi de modo diferente. Tudo ficou muito confuso, não conseguia lembrar quem era quem e estava completamente perdido na narrativa.
A massa de zumbis parou no portão, que estava trancado. Vários deles esticavam os braços débeis para fora, num esforço inútil de alcançar Ivan, ou algum dos membros de sua família. Os gemidos e grunhidos daquelas criaturas miseráveis eram intermináveis
Um ponto positivo que vejo na obra é o surgimento  a explicação  para o começo do apocalipse zumbi, o que difere as obras das demais. Não me recordo de nenhum outro livro, série ou filme que mostre como começou e que tenha uma explicação para tais acontecimentos. Por mais que não tenha lido o livro até o final, o leitor tem a noção do porquê de tudo o que está acontecendo.

Os personagens são os mais diferentes possíveis, acredite, até a presidenta Dilma está entre eles. Como já disse, além de ser muitos e de vários lugares fica realmente difícil se lembrar de cada um deles quando são citados. Quando morrem, nem fazem falta porque nem lembramos de sua história e não nos apegamos a eles.
Naquele dia, se Deus existisse de fato, deve ter preferido desviar o olhar. Por que aquele planeta não iria apenas trazer um belo espetáculo. Iria trazer também o caos e a devastação.
Narrado em terceira pessoa, tanto a narrativa quanto a escrita do autor são agradáveis mas o problema foi que a história não conseguiu prender a minha atenção e o enredo ficou bem fraquinho. Talvez se o autor focasse a história somente na família de um dos personagens ou um determinado grupo  assim como ele fez no conto, Elevador 16 , talvez teria conseguido fazer com que me prendesse mais ao enredo.

Li o livro digital, então não posso descrever muito como a diagramação é feita mas no geral, não encontrei muitos erros de concordância ou ortográficos e na capa fizeram um belo trabalho gráfico, cheio de detalhes e condizente com a história.

Já vi várias resenhas e a grande maioria são resenhas positivas, o que me deixa feliz sabendo que talvez a leitura não tenha funcionado para mim mas que funcionou para muitos leitores. Vale lembrar que está é a minha opinião, e se você gosta desse gênero talvez deva se aventurar nesta leitura e você poderá se surpreender.


SOBRE O AUTOR
Rodrigo de Oliveira é Gestor de TI e fã de ficção científica, dos clássicos de terror, em especial da obra de George Romero. Teve a ideia desta série após um longo pesadelo tão real que, ao acordar, começou a escrever freneticamente, até concluir seu primeiro livro. Casado, com dois filhos, nasceu em São Paulo, e vive entre a capital e o Vale do Paraíba.

4 comentários:

  1. Nunca li nada com zumbis e acho que essa não vai ser minha primeira experiência com essas criaturas... Achei interessante por se passar no Brasil, mas é ruim quando a história fica confusa pela quantidade de personagens.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. O que gostei, foi o de conhecer a obra de um autor nacional.
    A capa é muito assustadora !!!!!
    Gosto de alguns livros fantasiosos,mas não sei se gostaria desse.
    Se surgir uma oportunidade vou ler.

    ResponderExcluir
  3. Historias de terror e coisas do estilo nao fazem mesmo meu tipo :/ entao vou passar essa leitura, sinto que eu nao iria conseguir dormir kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Até agora não tinha lido uma resenha que expressasse tanto meus sentimentos em relação a este livro!
    Achei a ideia do apocalipse zumbi muito genial, mas fora isso a história foi muito superficial. I mean, o casal é a Xena e o Hércules do extermínio de zumbis de repente? E tantas crianças e tantos personagens, eu não consigo nem lembrar o nome dos filhos deles.
    O autor tem uma boa narrativa, mas precisa melhorar muito a superficialidade dos personagens. Porque isso arrasta a leitura e não cria aquela ligação necessária num livro de fim do mundo :/
    Tenho Batalha dos Mortos aqui mas não tenho vontade de ler, infelizmente.
    Ótima resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Top