Me impressionei com toda a trama criada mas não me entreguei aos personagens e isso causou pouco envolvimento emocional com o livro.

 
Título: Mentirosos
Autora: E. Lockhart
Tradutor: Flávia Souto Maior
Páginas: 272
Ano: 2014
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765480
Avaliação:   | Bom.
Sinopse: Cadence vem de uma família rica, chefiada por um patriarca que possui uma ilha particular no Cabo Cod, onde a família toda passa o verão. Cadence, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat (os quatro "Mentirosos") são inseparáveis desde os oito anos. Durante o verão de seus quinze anos, porém, Cadence sofre um misterioso acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos, tentando juntar as lembranças sobre o que aconteceu.

✖✖✖

E. Lockhart fez bastante sucesso aqui no Brasil com a publicação de O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks e, com a chegada de Mentirosos, as críticas positivas só aumentaram. Bem aceita tanto pelos leitores quanto pelos críticos e blogueiros, ansiava por conhecer um de seus livros e com a publicação deste livro, adquiri na primeira oportunidade que eu tive mas, ele não conseguiu superar as minhas expectativas. 

Cadenca é uma Sinclair. Eles são perfeitos. Ou ao menos, é o que aparenta ser. Todos os verões, a família toda se reúne em uma ilha particular e foram nesses verões que Cadence, Johnny, Mirren e Gat se transformaram nos Mentirosos. Mirren, Johnny e Cadence são primos e Gat é um amigo da família, juntos eles exploram a ilha durante todo o verão e aos poucos, Cady se vê perdidamente apaixonada por Gat. 
Até que em um desses verões, ela sobre um acidente inexplicável. Como sequelas, ela tem fortes dores de cabeças e não se lembra praticamente de nada sobre o acidente, mas dois anos após a tragédia, ela volta para mais um verão na ilha com os Mentirosos e lá, ela descobrirá que tudo aquilo que ela acreditava ser verdade não passavam de invenções.
Se você quiser viver em um lugar onde as pessoas não tenham medo de ratos, deve abrir mão de viver em palácios.
Comecei a leitura desse livro de certo modo bastante animado, estava feliz pelas classificações e notas atribuídas a ele e a autora nos presenteou um enredo fora do normal — pelo menos nunca tinha lido nada parecido. O início é de extrema importância, porque a protagonista irá apresentar-se e nos mostrará quem são seus familiares, um pouco sobre a história de cada um, vai conter sobre os verões, os costumes de sua família, sobre os Mentirosos e um pouco sobre o relacionamento familiar. Atente-se à essas informações para não sentir-se perdido depois, nos dará alguns parâmetros em que devemos confiar e ter uma noção mais clara do que pode ter acontecido. 

Cadence sofreu um acidente e as sequelas dessa tragédia ainda perduram durante todos os dias, afinal ela tem que enfrentar as dores de cabeça e a perda de memória. Por mais que conheçamos Gat, só o conhecemos dos verões e ainda assim é bem pouco. Ele parece um cara com bons ideais, atencioso e extrovertido, mas alguns momentos ele se tornava tão conflitante que eu simplesmente não sabia o que pensar. Assim como em alguns momentos, a Cady me deixava irritado porque às vezes ela agia como se seu sofrimento fosse maior que o de todos e tomava algumas atitudes imprudentes e egoístas. Minha principal desilusão foi que a autora não conseguiu fazer com que eu me envolvesse na estória de amor. Não consegui torcer para que os dois ficassem juntos, ou quando acontecia algo que os separava também não me atingia para que sentisse dó ou torcesse para que tudo se acertasse. Achei que a relação de Gat e Cadence beirou a superficialidade.

Durante toda a narrativa E. Lockhart conseguiu me prender à trama, criando e dosando o suspense na medida certa e isso contribuiu para que o final fosse mais do que eu esperava. Todas as minhas tentativas de descobrir qual seria o desfecho da estória dos Mentirosos e desvendar o que realmente tinha acontecido no verão dos quinze, foram em vão. Somos surpreendidos com um final totalmente inesperado! 
Ele chorava como um homem, não como um menino. [...] Como se suas feridas não pudessem ser curadas. Eu queria curá-las para ele.
A edição brasileira ficou bacana! Gostei da tradução do título, achei que ficou coerente à estória e o trabalho gráfico da capa ficou incrível, porque quem só viu a capa pelo computador pode achar que ela é branca mas não é, ela é totalmente prateada. No acabamento interno, a editora trouxe um mapa da ilha e uma árvore genealógica da família Sinclair, miolo em papel amarelado, abas e espaçamento, fonte e margem de um tamanho adequado. Um edição excelente!

Somos apresentados logo de início a um mistério sobre quatro jovens e um trágico acidente, um mistério que manterá o leitor preso durante horas na leitura. Por mais que os personagens sejam bem construídos e articulados muito bem à estória, não houve uma afeição aos casal de protagonistas e seu relacionamento. Resumidamente, me impressionei com toda a trama criada mas não me entreguei aos personagens e isso causou pouco envolvimento emocional com o livro. Ainda assim, devo destacar o final brilhante e as críticas sociais embarcadas no enredo. Mentirosos foi escrito pela autora E. Lockhart e não faz parte de qualquer série.

SOBRE A AUTORA
E. Lockhart nasceu em Nova York e fez doutorado em literatura inglesa na Universidade Columbia. Deu aulas de redação, literatura e escrita criativa. Dela, a Seguinte publicou O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks (2013), livro de honra do Printz Award. Também é autora de Dramarama, The Boyfriend List e Fly on the WallSeus livros já foram traduzidos para mais de dez idiomas.

5 comentários:

  1. A trama parece ser maravilhosa!
    Mas realmente é sempre frustante quando não nos apegamos aos personagens.
    Deixa a leitura bem monótona.

    Mas tenho curiosidade em ler.

    ResponderExcluir
  2. Ja li algumas resenhas deste livro e estou vendo muitos elogios, acho que fiquei mais interessada no livro por causa dos elogios. Mais a historia em si parace ser muito boa, espero ler em breve.
    *-*

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Esta é a segunda resenha que leio a respeito deste livro e sinceramente pensei que fosse melhor.
    Sempre acho que as pessoas exageram nos elogios - devo ter problemas -. Sei que as pessoas tem o direito de elogiar muito, mas com sua resenha fiquei com os dois pés atrás, pois ando correndo de livro forçados. Acabei um com diálogos forçados ontem e apesar de gostar dos personagens o livro deixou muito a desejar.

    Um dia espero ler Meritosos, mas vou com minha expectativa bem baixa, pois ai não me decepcionarei tanto quanto você, sendo que não tem nada pior que ler um livro e não gostar dos personagens.

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Que pena que você não conseguiu se envolver com os personagens. Eu já criei expectativas sobre essa história, principalmente depois de ler algumas resenhas positivas, espero não me decepcionar também...

    ResponderExcluir
  5. Os mentirosos... Juro-te que a primeira que vi esse livro eu pensava que era de uma série! Por isso que eu não fui muito atras. <//
    Achei bem interessante a sua análise, e realmente fiquei com vontade de ler o livro, mas meio desanimada pelo modo de como citou do romance dos dois. D;
    De qualquer forma, a estória parece ser bem interessante e fiquei curiosa. Vou tentar dar uma conferida quando possível.
    Aliás, a capa é realmente bonita. E realmente parece branca, um branco bem nítido. D;

    ResponderExcluir

 
Top