Eu acho que essa é uma daquelas obras que deveriam ganhar ainda mais destaque na mídia, porque a autora fez um excelente trabalho!

 
Título: Vivian Contra o Apocalipse
Autora: Katie Coyle
Tradutor: Flora Pinheiro
Páginas: 288
Ano: 2015
Editora: Agir Now
ISBN: 9788522031115
Avaliação:   | Muito bom.
Sinopse: Vivian Apple tem 17 anos e mal pode esperar pelo fatídico “Arrebatamento” — ou melhor, mal pode esperar para que ele não aconteça. Seus devotos pais foram escravizados pela Igreja faz tempo demais, e ela está ansiosa para que voltem ao normal. O problema é que, quando Vivian chega em casa no dia seguinte ao suposto Arrebatamento, seus pais sumiram e tudo o que restou foram dois buracos no teto… Vivian está determinada a seguir vivendo normalmente, mas quando começa a suspeitar que seus pais ainda podem estar vivos, ela percebe que precisa descobrir a verdade. Junto com Harp, sua melhor amiga, Peter, um garoto misterioso que tem os olhos mais azuis do mundo e informações sobre o verdadeiro paradeiros dos seguidores da Igreja (ou é o que ele diz), e Edie, uma Crente que foi “deixada para trás”, os quatro embarcam em uma road trip pelos Estados Unidos. Mas, depois de atravessar quilômetros de eventos climáticos bizarros, gangues de Crentes vingativos e um estranho grupo de adolescentes auto-intitulados os “Novos Órfãos”, Viv logo vai perceber que o Arrebatamento foi só o começo.

✖✖✖

A Agir Now é uma repaginação da antiga Editora Agir, trazendo livros voltados para o público jovem. Para iniciar essa nova etapa na editora, eles anunciaram o lançamento de Vivian Contra o Apocalipse. Causando grande alvoroço entre os leitores e blogueiros, com críticas positivas e bastante instigantes, precisei lê-lo e tirar minhas próprias conclusões. Eu tenho esse costume, quando algo começa a ganhar destaque e dividir opiniões, eu quero conhecer e ter a minha própria opinião. Vivian Contra o Apocalipse não me chamou a atenção de início, mas logo chegaram alguns leitores/blogueiros que amaram e outros que disseram ser mais marketing que realmente um bom trabalho. Bem, aqui estou eu, tirando minhas próprias conclusões.

Ao chegar em casa, Vivian se depara com uma casa vazia e dois buracos no teto do quarto de seus pais. Como isso pode ser verdade? Por mais que o Frick tivesse previsto o arrebatamento dos fiéis, como as pessoas poderiam simplesmente ter ascendido ao céu? Com um mundo de fanáticos religiosos em colapso, Vivian pode em um primeiro momento tentar fugir de seus problemas, mas seu instinto diz que descobrir a verdade sobre o que aconteceu com seus pais e com todos os outros fiéis, será bem mais forte que o medo. Lógico que não será uma tarefa fácil, mas ela tem alguns amigos que embarcaram nessa busca ao lado dela.
Não acredito em ódio. Não acredito em dinheiro. Não acredito em Deus. Não acredito que seja tarde demais.
A narrativa tornou-se meio cansativa logo de início e isso me fez quase desistir, mas sou brasileiro e não desisto nunca. A protagonista era chatinha demais e faltava um pouco de emoção e tinha drama até demais. Mas ao decorrer da leitura, a autora começou a mostrar o lado potente de sua obra. Ela criou personagens que, cada um a sua maneira, impressionam o leitor, trouxe mistérios aparentemente inexplicáveis e um mundo pós-apocalíptico totalmente inusitado. 

Quando ouvi as críticas negativas, elas vinham em parte do parecer da autora sobre a religião, mas eu discordo. Não acho que o livro condene uma religião em si, mas também não há como negar que exista uma crítica explícita ao fanatismo religioso. O motivo de eu ter gostado tanto desse ponto, foi que a autora não denominou esse fanatismo a uma determinada religião, mas ela acaba criando uma nova religião. Eu entendo que algumas pessoas acabaram se "ofendendo" porque a religião que a Katie cria é muito parecida com o Catolicismo ou com o Protestantismo, mas não acho que ela tenha ofendido aos seguidores e também acho que ela soube respeitar a fé de cada um.
Eu não quero mais ser dócil. Quero ser implacável.
Faz algumas semanas que eu li esse livro e preciso dizer: ainda não consigo compreender quão potencial ele teve. Eu ainda estou sem palavras. O desfecho desse livro é um dos mais inesperados que eu já li na vida. A autora consegue te deixar cativado, com grandes expectativas até o final e posso afirmar que ela cumpre e ainda faz muito mais do que promete. Eu fiquei de boca aberta, embasbacado.

Como eu disse, eu precisava tirar minhas próprias conclusões sobre esse livro e eu acho que é uma obra que deveria ganhar ainda mais destaque, porque a autora fez um excelente trabalho. Uma premissa diferente de tudo o que você já leu, combinada com personagens que nos identificamos facilmente e um desfecho de deixar qualquer leitor surpreso. Mesmo com alguns dificuldades no começo da trama, a Katie conseguiu recuperar a minha atenção, me transformou em um de seus fãs e ainda fez com que eu ficasse desejando desesperadamente pela continuação. Vivian Contra o Apocalipse foi escrito pela autora Katie Coyle e é o primeiro livro de uma série que leva o mesmo nome.


SOBRE A AUTORA
Katie Coyle cresceu em uma cidadezinha suburbana de Nova Jersey. A primeira história que escreveu foi sobre uma menina e um golfinho de estimação — em algum momento o golfinho virou um cachorro e a narrativa em terceira pessoa para a primeira, sem a menor cerimônia. O livro nunca foi terminado. Depois disso, Katie passou a passar horas inventando histórias. Ela fez mestrado na Universidade de Pittsburgh e passa o tempo livro comprando livros de que não precisa e chorando com séries de ficção científica na tevê.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top