É por livros como este que fazem com que eu queira que a literatura nacional tome um impulso no mercado internacional.

 
Título: Não Pare!
Autora: FML Pepper
Páginas: 280
Ano: 2015
Editora: Valentina
ISBN: 9788501102096
Avaliação:   | Muito bom.
Sinopse: Nina Scott não suportava mais a vida nômade e solitária que sua mãe, Stela, a obrigava a ter. Mudar de cidade ou de país a cada piscar de olhos, conviver com tantas perguntas que a consumiam, assombrada por mistérios de um passado guardado a sete chaves. Agora, aos 16 anos, a garota das estranhas pupilas verticais exigia respostas. E, para sua péssima sorte, elas já estavam a caminho! Quando Stela decide ficar em Nova York, Nina acredita que seu sonho de ter uma vida normal vai se tornar realidade. Finalmente terminará o ano letivo em um mesmo colégio, poderá fazer amigos sem ter que abandoná-los em seguida, viver um grande amor, amadurecer, criar raízes... Enfim, curtir a juventude. Mas o “normal” está muito longe da vida de Nina! Perdida no olho de um furacão de mortes e inexplicáveis acidentes, tendo que esconder os terríveis fatos da mãe paranoica, Nina começa a desconfiar da própria sanidade mental, de tudo e de todos. O que explicaria os paralisantes calafrios, a perda de visão e de memória que experimentava sempre que alguém morria ao seu redor? O que ela teria a ver com os bizarros e sobrenaturais acontecimentos? Estariam eles interligados? Seria a Morte sua companheira para toda a vida? É chegada a hora da verdade.

✖✖✖

Desde o lançamento deste livro na Amazon, o burburinho nas redes sociais e na blogosfera nacional foi enorme. Sempre com resenhas positivas e ótimas avaliações no Skoob, Não Pare! foi despertando minha curiosidade de conhecer a história escrito por essa autora nacional e inevitavelmente, fui criando grandes expectativas com esta leitura. Após finalizar a leitura desse livro, a única coisa que eu pude pensar foi: é por livros como este que fazem com que eu queira que a literatura nacional tome um impulso no mercado internacional. Ele vale totalmente a pena!

Nina é de longe a garota mais sortuda do mundo. Ela parece atrair acidentes perigos e isso causa pânico em sua mãe, o que faz com que acabem se mudando constantemente. Mas Nina está farta disso. Ela não quer mais fugir, ela quer ter amigos, um emprego e ir para a mesma escola durante todo o ano. Agora, pela primeira vez, a mãe de Nina desisti de fugir e finalmente dá a oportunidade dela criar uma vida. Mas sua falta de sorte não acabou e Nina descobrirá que todos esses acontecimentos ruins não tem nada a ver com falta de sorte.
Um sentimento maior pouco se importa com a aparência e pode aflorar das situações mais improváveis. Ele não tem necessidade de explicações. Simplesmente é, e ponto final.
Logo no primeiro capítulo a autora já criou muitos mistérios na minha cabeça. Ele é aquele tipo de livro que você não pode nem ao menos ler o primeiro capítulo porque você não conseguirá mais largá-lo. Logo de início a Pepper já apresenta sua protagonista, conhecemos um pouco do seu temperamento e um pouco dos problemas que ela enfrenta, acabamos conhecendo sua mãe e também somos já introduzidos na parte sobrenatural da história. Já posso adiantar que a Nina conseguiu me irritar no começo, parecia fresca e mimada demais, "ou faz minha vontade ou faz" e não gostei, achei que teria problemas com ela durante a leitura da história. Mas ao longo da trama vamos entendendo um pouco tudo pelo que ela passa e ela também acaba mudando aos poucos, se tornando uma personagem mais forte e determinada.

Ao iniciar a leitura, com toda essa coisa "entregar sua vida nas mãos da Morte", achei que talvez o foco da história fosse o romance, mas na verdade o enredo passou bem longe disso. Não estou dizendo que não há romance, só estou dizendo que esse não é o foco da narrativa. Você fica tão vidrado em desvendar os mistérios, tão sedento por mais alguma pista que te ajude nessa tarefa, que o romance em questão não ganha tanto destaque — até porque vocês verão que não é um dos relacionamentos mais comuns.

E sim, a escrita da autora consegue prender o leitor tão facilmente que você fica entregue a leitura. Garanto que você conseguirá ler páginas e mais páginas deleitando-se, sem nem ao menos perceber que a horas estão passando. A narrativa em primeira pessoa traz também aquele suspense, porque descobriremos as pistas e mistérios só serão resolvidos quando a protagonista descobrir, então isso acaba nos aproximando da personagem e ainda gera todo uma ansiedade/expectativa com o desenrolar do enredo. A autora tem como marca registrada um descritivismo preciso, não trazendo detalhes exagerados e sem necessidade, mas focando naqueles que realmente importam e isso faz toda a diferença.
Estranho magnetismo. Não demorei mais que um centésimo de segundo para identificá-lo. Algo nele me dava medo, mas também me intrigava de modo irracional.
Não tem como não falar da edição nacional. Depois de anos publicado somente no formato digital, a Editora Valentina apostou no trabalho da autora e publicou no Brasil a primeira edição do livro em formato físico. A capa me conquistou fácil! De todas as capas da série (sim, a editora já divulgou as novas capas da trilogia, você pode vê-las clicando aqui), eu acho que a desse livro é a mais bonita. Por dentro, o livro vai seguir o padrão dos outros livros da editora: marca d'água em todo começo de capítulo, com título e primeiras palavras em destaque e rodapé com detalhes. No demais, revisão foi muito bem feita e fonte, margem e espaçamento são de um tamanho adequado. 

Ainda não sei como descrever ao certo, mas li esse livro num impulso de curiosidade e ele me surpreendeu, conseguiu me conquistar e ainda fez com que eu indicasse fortemente pra todos aqueles que procuram algo novo. Nunca li nada parecido com isso! Enfim, a autora criou um enredo instigante, repleto de mistérios e aventura e ainda narrado sob uma escrita refinada. Não Pare! é o primeiro livro da trilogia que leva o mesmo nome e escrito pela autora nacional FML Pepper.


SOBRE A AUTORA
FML Pepper teve um gestação complicada e foi durante esse período que a autora se apaixonou pelos romances YA. Ela até costuma dizer que, ao término da gestação, ela deu à luz dois filhos: um menininho lindo e a paixão pela literatura jovem. Atualmente, Pepper divide seu tempo entre o consultório e a carreira literária e vive com seu marido, seu filho e suas duas chihuahuas. 

1 comentários:

  1. Oieee!
    Eu li um trecho do livro quando recebi ele em minha casa e confesso que o primeiro capítulo me prendeu bem hehehehe.
    Gostei muito da sua resenha, explorou bem o livro!

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir

 
Top