Uma mistura de ficção científica com humor que deu super certo!

Título: Não Entre em Pânico
Autor: Douglas Adams
Tradutor: Carlos I. da Costa, Paulo F. H. Britto
Páginas: 160
Ano: 2010
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788599296943
Avaliação:   | Bom.
Sinopse: Arthur Dent, um inglês azarado, escapa de um evento dramático - a destruição da Terra -, graças a um amigo de Betelgeuse que, enquanto estava ilhado em nosso planeta, havia se disfarçado de ator desempregado. Arthur se vê arrastado, apesar de seus protestos histéricos, para as situações mais alucinadas nos pontos mais distantes do tempo e do espaço. O que realmente sustenta este livro hilariante, através de sua viagem freneticamente bizarra pela galáxia rumo ao legendário planeta de Magrathea e além, é a pergunta profunda sobre o porquê. De onde viemos? Por que estamos aqui? Para onde vamos? Onde vamos almoçar hoje?

✖✖✖

Ficção científica e fantasia são gêneros que eu aprecio muito, tanto porque são realmente livros que me agradam quanto pelo trabalho de conseguir não só imaginar um novo universo, mas como conseguir arquitetá-lo e conseguir transmitir em cada página a excitação de descobrir algo novo. A série Guia do Mochileiro das Galáxias é um clássico que sempre me chamou a atenção e quando a série toda entrou na promoção, eu não resisti e coloquei-a toda no carrinho. Posso afirmar que não me arrependi nenhum pouco.

Era para ser uma manhã como todas as outras, mas Arthur Dent começou o seu dia com a notícia de que sua casa seria demolida devido à construção de um desvio que deve passar exatamente onde ela está. Mas logo ele vai perceber que esse não é um problema tão grande assim, afinal em alguns minutos o planeta Terra será destruído. Ford Prefect consegue convencer a Arthur que a casa no momento não é importante e logo, veremos essa dupla super engraçada no espaço aprontando pelo universo a fora, mas não entre em pânico, apenas pegue sua toalha.

Este planeta tem – ou melhor,  tinha – o seguinte problema: a maioria dos seus habitantes estava quase sempre infeliz.
Sabe quando aquele personagem te pega de um jeito que você só sabe ficar mais encantado por ele a cada página que passa? É exatamente isso que o Arthur faz com o leitor. Eu acho que se eu estivesse no lugar dele, reagiria exatamente como ele reagiu e é isso um dos pontos mais cômicos: todo mundo sempre espera embarcar em uma aventura porque é sempre tudo muito lindo através dos livros e filmes, mas eu acho que se eu enfrentasse a destruição do mundo e tivesse que viajar pelo universo, eu seria tão destranbelhado e estaria igualmente assustado como o Arthur.

O livro não é muito grande e a escrita do Douglas faz tudo caminhar de uma maneira tão mais fácil. Além de descrever os novos seres intergaláticos e as naves incríveis, o autor tem sua marca registrada: o humor. Mesmo mantendo toda a parte descritiva da história, o autor consegue fazer com que o leitor sorria e não deixa que o enredo caia na mesmice, já que as cenas mais inusitadas acontecem a todo momento. Lógico que com isso, o autor só faz com que o leitor mergulhe de cabeça na história do começo ao fim.
Não entre em pânico. Foi a primeira coisa sensata e inteligível que me disseram hoje.
Essa saga tem sua edição econômica, portanto mais barata, que é realmente muito simples mas é justamente por ter um preço bem mais acessível. Pra quem tem dúvidas sobre como é essa edição, a capa é papel cartão normal com um laminado em cima porém não possui abas. As folhas são brancas e finas – sim, eu sei que é um problema para muitos –, a margem também não é do tamanho que estamos acostumados e nem a fonte. Ou seja, é uma edição bem inferior à aquelas que já estamos habituados, mas também não podemos cobrar muito devido ao preço que é bem acessível para poder adquiri-la. 

Finalmente conhecendo essa série que já tem milhares de fãs, hoje posso afirmar que é um sucesso totalmente esperado já que é uma mistura boa e agradável de ficção científica e humor. Como eu disse, adquiri a coleção inteirar de uma vez só e pretendo ler a continuação muito em breve. Não entre em Pânico! é o primeiro livro da série Guia do Mochileiro das Galáxias que foi escrita pelo autor Douglas Adams e já vendeu mais de 15 milhões de exemplares no mundo. 

SOBRE O AUTOR
Douglas Adams nasceu em Cambridge, Inglaterra, filho de Janet Adams e Christopher Douglas Adams. Seus pais tiveram outra filha juntos, Susan, que nasceu em março de 1955. Em 1957, Douglas mudou-se para a casa dos avós maternos com a mãe e a irmã em Brentwood, Essex. Adams faleceu em 11 de maio de 2001, aos 49 anos de idade, vítima de um ataque cardíaco.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top