É muito mais do que apenas um beijo.

http://www.saraiva.com.br/dois-garotos-se-beijando-8695046.html http://www.livrariacultura.com.br/p/dois-garotos-se-beijando-42865403
Título: Dois Garotos Se Beijando
Autor: David Levithan
Tradutor: Regiane Winarski
Páginas: 224
Ano: 2015
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501102096
Avaliação:   | Muito bom.
Sinopse: Baseado em fatos reais e em parte narrado por uma geração que morreu em decorrência da Aids, o livro segue os passos de Harry e Craig, dois jovens de 17 anos que estão prestes a participar de um desafio: 32 horas se beijando para figurar no Livro dos Recordes. Enquanto tentam cumprir sua meta — e quebrar alguns tabus —, os dois chamam a atenção de outros jovens que também precisam lidar com questões universais como amor, identidade e a sensação de pertencer.

✖✖✖

Tem sempre aqueles autores que sabem escrever algo que consegue emocionar o leitor, mas são poucos aqueles que conseguem quebrar dentro de você, tudo aquilo que você achava ser tão sólido e é isso que o autor David Levithan consegue fazer. Depois de me apaixonar profundamente por Todo Dia – também de David –, assim que esse novo livro do autor foi publicado aqui no Brasil, corri para conseguir meu exemplar e mais uma vez devorar a história. Posso dizer já? Esse livro é tão bom quanto o primeiro livro que eu li do autor e se antes eu tinha alguma dúvida – eu não tinha, mas se tivesse – sobre a capacidade desse autor de falar sobre o amor, eu com certeza não tenho mais.

Harry e Craig pretende fazer algo. Algo grande, algo meio insano, algo que quebrará recordes e que provavelmente incomodará muita gente, mas que mesmo assim irá valer a pena. Eles querem entrar para o livro dos recordes ao se beijarem por 32 horas sem parar. Por 32 horas eles terão de enfrentar muitas dificuldades se quiserem realmente cumprir o beijo no tempo estabelecido. Mas eles também sabem que juntos, encontrando a força necessário no outro, eles acabarão conseguindo.
Este é o poder de um beijo: ele não tem o poder de matar você. Mas tem o poder de trazer você à vida.
Você precisa saber que este livro não contará apenas a história desses dois meninos, mas diversos personagens seguirão seus próprios caminhos e através deles teremos uma perspectiva diferente sobre o que é ser homossexual. Narradas por um geração passada e analisando as situações favoráveis dos gays nos dias de hoje, vamos conhecer a Avery e Ryan, os garotos que possuem cabelos totalmente diferentes e que encontram um no outro aquilo que faltava em si mesmos. Também vamos acompanhar o relacionamento Peter e Neil, que acabou caindo na rotina. Cooper, que já tentou vários relaciomentos virtuais mas o que ele encontrou foi só prazeres momentâneos. Tom, o professor que não só apoia, mas também encoraja seus alunos a serem o que realmente são. Tariq, que já sofreu muito por aquilo que é, mas que mesmo assim não tem medo de bater no peito e assumir. Harry e Craig não estão apenas se beijando, não estão fazendo isso só pelos dois. Há muito mais envolvido nesse beijo.

Cada um deles já passou ou ainda passa dificuldades com a aceitação dos outros em relação a sua orientação sexual, mas o autor quis deixar claro que a trama não girava em torno dos problemas que eles têm que enfrentar mas agradecer pelo muito que já foi conquistado. Em diversos pontos o autor faz com que o leitor veja o quão duro era ser homossexual no passado e quanta "abertura" já foi dada nos dias de hoje e acaba que esse é o assunto central do livro.
Há o repentino. Há o definitivo. Mas, entre eles, há a vida.
Uma vez eu ouvi alguém dizer que o autor consegue transformar palavras em sentimentos e eu tenho que concordar. Ele não só consegue ser sensível ao extremo, como consegue transmitir um cuidado e uma carinho muito grande através de cada palavra tornando a leitura altamente tocante e posso dizer que essa é a característica que eu mais aprecio em seus livros. Eu acredito que o autor não escreveu essa história simplesmente para ser mais um livro na sua estante, mas esta com certeza será uma história que confrontará você, fará com que reflita sobre suas atitudes mesmo que você não seja homossexual, porque este não é um livro voltado somente para um público gay, mas voltado para qualquer um que preze pelo respeito às diferenças.

Sim, o livro é muito mais do que um beijo, é muito mais do que dois garotos querendo se aparecer – sim, eu já ouvi alguém dizer isso – e é muito mais do que apenas uma simples história. Sem contar que o livro é baseada em histórias reais, David Levithan veio mais uma vez traz uma trama capaz de emocionar o leitor de uma maneira tão forte e para realmente cravar suas palavras na mente de cada um, extinguindo qualquer tipo de preconceito e dando a importância ao que realmente importa: o amor. Dois Garotos Se Beijando foi escrito pelo autor David Levithan e não faz parte de séries ou trilogias.


SOBRE O AUTOR
David Levithan nasceu em Short Hills, New Jersey. Editor de ficção jovem adulto, teve seu primeiro livro, Boy Meets Boy, publicado em 2003. Aos 19 anos, Levithan recebeu um estágio na Scholastic Corporation, onde começou a trabalhar na série The Baby-sitters Club. Dezessete anos depois, Levithan ainda está trabalhando para Scholastic como diretor editorial. Ele tem escrito inúmeras obras com personagens gays do sexo masculino. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top