Se você ainda não começou a ler esta saga, eu aconselho que corra até a livraria mais próxima e adquira logo os três livros de uma vez.

 
Título: Metamorfose?
Autora: Gail Carriger
Tradutor: Flávia Carneiro Anderson
Páginas: 320
Ano: 2013
Editora: Valentina
ISBN: 978856585916-5
Avaliação:   | Muito bom.
Sinopse: Nesta deliciosa e maldita sequência da série iniciada com Alma?, Alexia Tarabotti se encontra envolvida, só pra variar, em um mistério sobrenatural. Alexia Maccon, a esposa do Conde de Woolsey, é arrancada do sono cedo demais, no meio da tarde, porque o marido, que deveria estar dormindo como qualquer lobisomem normal, está aos berros. Dali a pouco, ele desaparece – deixando a cargo dela um regimento de soldados sobrenaturais acampados no jardim, vários fantasmas exorcizados e uma Rainha Vitória indignada. Mas Lady Maccon conta com sua fiel sombrinha, seus artigos da última moda e seu arsenal de respostas mordazes. Mesmo quando suas investigações a levam à Escócia, o cafundó do Judas onde abundam abomináveis coletes, ela está preparada e acaba provocando uma verdadeira reviravolta na dinâmica da alcateia, como só uma preternatural é capaz de fazer. Talvez até encontre tempo para procurar seu imprevisível marido. Mas apenas se... lhe der vontade.

✖✖✖

ESTA RESENHA PODE CONTER SPOILERS DO LIVRO ANTERIOR.

Prontos para mais uma aventura da srta. Alexia Tarabotti? Antes mesmo de conhecer o gênero, fui conquistado com Alma? que nem era – ao menos – um livro que me chamava a atenção, mas que assim que li me tornei fã e desde então eu só quis adentrar ainda mais nesse universo steampunk e conhecer novas histórias vividas pela protagonista Alexia. Quando terminei o primeiro já quis começar logo o segundo, mas me aconselharam esperar porque o final seria algo muito cruel com o leitor. Agora que o terceiro chegou às livrarias, não tinha desculpas: eu precisava lê-lo.

Alexia agora não atende mais pelo senhorita, afinal, ela casou-se com o Lorde Maccon, então todos devem referir-se à ela como Lady Maccon. Com uma fome – e não é por comida – lupina insaciável, Maccon e Alexia aproveitando a vida de casados em cada pedacinho do seu quarto. Mas nem tudo é um mar de rosas, problemas com os sobrenaturais acabam tirando Lorde Maccon de casa e um batalhão de lobisomens decide acampar no jardim de Alexia, o que ela não está gostando nenhum pouco. Se os problemas em casa não fossem o bastante, o Alfa de uma das alcateias morreu, um efeito de humanização tem assombrado os seres sobrenaturais e relações familiares podem se mostrar mais complicadas do que o esperado. 
Posso entender muito bem que ele antipatize com o meu marido. Eu mesma não gosto dele boa parte do tempo.
O que mais me chama a atenção desde o primeiro livro é o humor ácido e a ironia constante da autora. É incrível como quando a situação exige do leitor um suspense, um roer de unhas ou até mesmo algumas lágrimas, mesmo assim a autora consegue fazer com que sua protagonista tire risadas de nós. Isso é algo fantástico! Genial! Conseguir fazer o leitor sorrir o tempo todo independente da situação, é o que faz a personagem Alexia ser tão querida e tão amada.

Então sim, como marca registrada, Alexia está cada capítulo mais ácida e mais perigosa. Seus comentários extremamente irônicos acabam fazendo com que a leitura flua de uma maneira gostosa e rápida. Já Lorde Maccon está mais implacável do que no primeiro livro, muito possessivo e muito MUITO MESMO lascivo. Vamos conhecer personagens novos como a Madame Lefoux, uma misteriosa cientista, mas também vamos nos aprofundar em personagens já conhecidos mas que não tivemos tanto contato no primeiro livro como é o caso da irmã de Alexia, a solteirona Felicity. Os demais personagens como o professor Lyall e Lorde Akeldama ganham menos destaque do que no livro anterior.
 É obrigado a reconhecer que tenho razão.
O conde se virou para ela e franziu o cenho.

 Odeio quando você tem razão.
Concordando com o que já haviam me avisado, o final desse livro é de cortar o coração de qualquer leitor e a autora realmente conseguiu me deixar ansioso ao ponto de querer começar o próximo agora mesmo. Então sim, quando comprarem Metamorfose?, comprem Inocência? junto porque é terrível não poder saber como a história segue. E querem uma dica? NÃO leiam a sinopse do próximo livro porque ele revela muito do final desse livro e pelo que eu li dela, posso dizer que podemos esperar mais e mais confusões para o próximo livro.

Mais uma vez a autora nos presenteia com uma história cheia de mistérios e investigações e claro, muita confusão e um humor ácido característico vindo de uma das protagonistas mais amadas do mundo literário. Podemos esperar neste novo volume um aprofundamento maior sobre o que são verdadeiramente os seres sobrenaturais, principalmente os preternaturais e também começaremos a entender um pouco mais sobre a quantidade de alma e o que isso implica na questão sobrenatural. Recomendo muitíssimo essa série que foge bastante das leituras atuais e de uma forma inteligente e sagaz. Se você ainda não começou a ler esta saga, eu aconselho que corra até a livraria mais próxima e adquira logo os três livros de uma vez. Metamorfose? é o segundo livro da série O Protetorado da Sombrinha que é escrita pela autora Gail Carriger, sendo que o terceiro livro também já foi publicado aqui no Brasil.

SOBRE A AUTORA
Gail Carriger começou a escrever para suportar as agruras de ser criada na obscuridade por uma britânica expatriada e um rabugento incorrigível. Fugiu da pacata vida interiorana e então, viajou pelas cidades históricas da Europa, sobrevivendo apenas dos biscoitos que levava escondidos na bolsa. Agora vive nas Colônias cercada por um harém de amantes armênios, só toma chá importado de Londres e cria gatos que urinam exclusivamente em vasos sanitários.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top