Se você já é fã de STAR WARS ou ainda não, não importa, porque este livro veio para fazer você se encantar com esse universo.

 
Título: Herdeiro do Império
Autor: Timothy Zahn
Tradutor: Fábio Fernandes
Páginas: 472
Ano: 2014
Editora: Aleph
ISBN: 9788576571988
Avaliação:   | Ótimo.
Sinopse: Luke, Han e Leia enfrentam uma nova ameaça. Cinco anos após a destruição da Estrela da Morte, a ainda frágil República luta para restabelecer o controle político e curar as feridas deixadas pela guerra que assolou a galáxia. O Império, porém, parece não ter morrido com Darth Vader e o imperador. Habitando os confins da galáxia, o grão-almirante Thrawn, gênio militar por trás de diversas ações imperiais, ainda luta para reconquistar o poder perdido. A bordo do destroier estelar Quimera, ele descobre segredos que lhe darão a chance de destruir definitivamente o que restou da Aliança Rebelde, para assim retomar o domínio da galáxia e controlar os últimos dos Jedis. Herdeiro do Império é considerado um dos mais importantes marcos do universo expandido de STAR WARS. Desde seu lançamento, tem sido aceito pelos fãs da franquia como a verdadeira continuação da trilogia original. Além disso, a obra foi usada como base criativa para vários outros produtos da série, incluindo elementos de jogos, filmes e animações. 

✖✖✖

Como qualquer nerd que se preze, conhecer as melhores obras de ficção científica e universos como o de STAR WARS, deveriam ser prioridades. Eu, como um quase nerd – ainda falta muito para eu ser um –, resolvi que quando este livro chegasse, eu estaria disposto a mergulhar de cabeça nesse universo completamente novo para mim. Sem ler ou assistir qualquer coisa referente ao mundo de STAR WARS, o livro Herdeiro do Império seria o primeiro contato com toda essa franquia que é um sucesso. Já posso garantir que comecei com o pé direito, porque este livro vale totalmente a pena.

Tentando manter a ordem e adquirir equilíbrio, a República enfrenta diariamente diversos problemas ao tentar superar as consequências da guerra, causados pela destruição da Estrela da Morte. Desta vez, Luke, Han e Leia enfrentarão uma ameaça nova e totalmente inesperada. O grão-almirante Thrawn ainda tenta reconquistar o poder perdido e controlar os últimos dos Jedi, para finalmente retomar o domínio sobre a galáxia.
Governos e planetas inteiros são importantes, 3PO. Mas, no final das contas, eles são simplesmente compostos por pessoas.
Eu já me impressionei de cara com a escrita do autor. É algo tão refinado e inteligente, mas ao mesmo tempo tão contemporâneo e tão próximo daquilo que já estamos acostumados, que realmente surpreende. Eu gostei muito da sua escrita, da sua forma de ressaltar detalhes importantes que poderiam facilmente passar despercebidamente, gosto da forma que humaniza os personagens – mesmo que alguns deles não seja nada humanos –, enfim, eu gostei muito da narrativa e escrita proposta pelo autor.

São MUITOS personagens e pelo fato de nunca ter tido nenhum contato antes com esse universo, fiquei um pouco confuso no começo. Minha dica? Enquanto estiver lendo, procure a imagem dos personagens na internet. Assim, quando você se deparar com aquele personagem, a imagem dele (no caso, de algum dos filmes) virá à sua mente e tornará tudo bem mais fácil de decorar. Agora se você gosta de soltar a imaginação e criar a imagem dos personagens à sua maneira, fique à vontade, mas aqui são realmente muitos personagens e como alguns deles já são bastante conhecido pelos fãs, há a falta da descrição de alguns deles.

O enredo é repleto de lutas, intrigas, segredos, alianças, gerando uma trama cheia de ação, suspense e aventura. Isso é muito legal também! O autor em momento algum deixou a estrutura da história ruir ou com buracos, pelo contrário, ele consegue nos deixar atentos para qualquer novo ataque ou para algum segredo que seja realmente importante guardá-lo e surpreender com algumas revelações.
– O que foi que eu fiz para você? – ele sussurrou. 
– Você destruiu minha vida – ela disse com amargura. – Nada mais justo que eu destrua a sua.
Eu realmente preciso fazer um parágrafo sobre a edição desse livro ou eu posso simplesmente pular? Acho que todo mundo sabe que a Editora Aleph arrasa em todos os livros com edições que fazem valer cada centavo pagos por elas. Neste livro não é diferente, a capa ficou muito melhor que a original – gostei bem mais –, mas é o acabamento interno que faz toda a diferença. Com um acabamento preto e vários pontinhos brancos representando as estrelas, nos sentimos dentro da história antes mesmo de iniciar a leitura. As folhas são amareladas, aquelas que nós já estamos acostumados e a tradução/revisão ficou excelente, sendo que a fonte poderia ser um pouquinho maior, mas que também não interfere negativamente durante a leitura.

Resumidamente, se você já é fã de STAR WARS ou ainda não, não importa, porque este livro veio para fazer você se encantar com esse universo de personagens altamente diferentes entre si – tem até androides – e uma trama de tirar o fôlego. Se você estava com saudades dos personagens já bastante conhecidos pelos amantes da saga, essa é uma boa maneira de matar a saudade. Herdeiro do Império é o primeiro livro da Trilogia Thrawn, escrita por Timothy Zahn e considerada uma das histórias mais importantes do universo expandido de STAR WARS.

SOBRE O AUTOR
Desde 1978, Timothy Zahn já escreveu aproximadamente setenta contos e novelas, além de numerosos romances, e organizou três coletâneas. Foi vencedor do prêmio Hugo de melhor romance, com mais de quatro milhões de livros impressos. É um dos principais autores do universo expandido de STAR WARS. Zahn é mestre em Física pela Universidade de Illinois e vive hoje com sua família no estado americano do Oregon. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top