Cheio de emoção, A Teoria de Tudo traz um romance que traz lutas, superação e grandes feitos.

 
Título: A Teoria de Tudo
Autora: Jane Hawking
Tradutor: Sandra Martha Dolinsky, Júlio de Andrade Filho 
Páginas: 448
Ano: 2014
Editora: Única
ISBN: 9788567028514
Avaliação:   | Ótimo.
Sinopse: A história de Stephen Hawking é contada pela luz da genialidade e do amor que não vê obstáculos. Quando Jane conhece Stephen, percebe que está entrando para uma família que é pelo menos diferente. Com grande sede de conhecimento, os Hawking possuíam o hábito de levar material de leitura para o jantar, ir a óperas e concertos e estimular o brilhantismo em seus filhos entre eles aquele que seria conhecido como um dos maiores gênios da humanidade, Stephen. Descubra a história por trás de Stephen Hawking, cientista e autor de sucessos como Uma breve história do tempo, que já vendeu mais de 25 milhões de exemplares. Diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos, enquanto conhecia a jovem tímida Jane, Hawking superou todas as expectativas dos médicos sobre suas chances de sobrevivência a partir da perseverança de sua mulher. Mesmo ao descobrir que a condição de Stephen apenas pioraria, Jane seguiu firme na decisão de compartilhar a vida com aquele que havia lhe encantado. Ao contar uma trajetória de 25 anos de casamento e três filhos, ela mostra uma história universal e tocante, narrada sob um ponto de vista único. Stephen Hawking chega o mais próximo que alguém já conseguiu de explicar o sentido da vida, enquanto Jane nos mostra que já o conhecia desde sempre: ele está na nossa capacidade de amar e de superar limites em nome daqueles que escolhemos para compartilhar a vida.

✖✖✖

Depois de anunciada a adaptação, assim como a maioria, coloquei este livro no topo com máxima prioridade porque estava realmente ansioso para conhecer um pouco mais da história de amor entre Stephen e Jane e conhecer um pouco mais sobre essa mulher por trás deste grande físico. Se ganhar uma adaptação já não fosse bom o suficiente, o longa ainda ganhou vários prêmios como o Oscar de Melhor Ator para Eddie Redmayne – que interpretou o físico Stephen –, entre outros. Ou seja, aumentou ainda mais minhas expectativas que já eram altas.

Jane era apenas mais uma garota no colégio tentando tirar boas notas e socializar com suas amigas. Um dia, em um passeio a tarde com suas amigas, Jane depara-se com um rapaz do outro lado da rua andando sem olhar para os lados, com a cabeça baixa e um andar desajeitado. Ela não poderia imaginar que aquele rapaz aparentemente estranho se tornaria um dos físicos mais brilhantes e bem sucedidos do mundo, mas
 que também seria com ele que ela viveria uma linda história de amor, se casaria e teria seus filhos.
Triste por ter deixado para trás tantas experiências, tantos cenários, tantos sons, tantas amizades e tantas intrigas, mas deslumbrada com a variedade contrastante, talvez até mesmo conflitante, de possibilidades que estavam se abrindo diante de mim.
Claramente o primeiro ponto que choca o leitor  pelo menos foi assim comigo – é saber que desde o início ela já sabia sobre a doença do Stephen e mesmo assim decidiu investir nesse relacionamento. Aos poucos vamos descobrir que esta não seria a única preocupação com o relacionamento que ambos queria levar a diante. Por mais que seja um livro que consiga transbordar sentimentos, eu não diria que seja um livro fácil de encarar. As grandes lutas dos dois são inspiradoras mas este é um livro denso com um conteúdo grandemente detalhado.

Se você, assim como eu, tem um leve medo com livros enormes, talvez este seja um problema pra você. Decidi encarar a leitura porque era uma história pela qual eu me interessava e muito, mas também minha primeira impressão foi UAU, que grande!, então não se deixe enganar porque são nessas páginas que encontraremos uma história de amor que superou muitas coisas e juntos, puderam marcar a história.

Eu ouvia entre fascinada e divertida, atraída pelo senso de humor e pela personalidade independente daqueles personagem incomum. 
Como eu já disse anteriormente, este é um livro com um número grande de páginas, mas mesmo assim a editora não economizou e fez uma edição simples, porém muito bem feita. A capa foi inspirada no pôster da adaptação, na minha opinião um dos mais lindos. Já na diagramação interna, o livro possui abas, folhas amareladas e fonte de um tamanho adequado, porém a margem poderia ser um pouco maior.

Mesmo sendo um livro polêmico e conflitante, A Teoria de Tudo conseguiu me conquistar e entre erros e acertos, posso dizer que foi uma leitura que cumpriu o que já era prometido na premissa. Além de muito romance, encontramos também uma história de superação, lutas e grandes feitos também mesclados a um mar de emoções que somos bombardeados durante toda a leitura. A Teoria de Tudo foi escrito pela Jane Hawking e que recentemente foi adaptado para os cinemas.

SOBRE A AUTORA
Jane Hawking, que foi a primeira esposa do cientista Stephen Hawking e casada por mais de 25 anos, é escritora, palestrante e autora do livro At home in FranceStephen William Hawking é um físico teórico e cosmólogo britânico e um dos mais consagrados cientistas da atualidade. Casou-se com Jane em 1965 mas acabaram se separando em 1991. Jane atualmente está com Jonathan Jones.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top