Algo totalmente novo, como também traz uma escrita inteligente e cômica.

Título: Desastre
Autor: S.G. Browne
Tradutor: Inês Pimentel
Páginas: 272
Ano: 2010
Editora: LeYa
ISBN: 8580440289
Avaliação:   | Ótimo.
Sinopse: Regra Nº1: Não se envolva com humanos. Num mundo onde os sentimentos, caminhos e valores dos seres humanos são comandados por entidades superiores, o destino pode ser traiçoeiro. Conheça Fado, um imortal que designa sinas aos homens, mora num apartamento de luxo em Nova York e veste uma atraente roupa humana. Solidário com seus clientes e apaixonado por uma vizinha, passa a burlar suas tarefas, alterar destinos e bagunçar as coisas no reino dos Céus. Com um texto leve, hilário e muito atual, Desastre vai fazer você repensar suas escolhas, acreditar no poder do amor, e descobrir que até a Morte não é assim tão má pessoa. 

✖✖✖

Sabe aquele impulso de quando você vê um livro na promoção e está realmente muito barato, então mesmo sem saber muito sobre ele, você acaba comprando porque está barato. Foi assim que cheguei até esse livro. Quando vi ele em uma promoção do Submarino, logo comprei mas ficou na estante por um bom tempo. Resolvi então saber do que se tratava e quais eram as avaliações no Goodreads e no Skoob, até que finalmente eu resolvi dar uma chance para ele. E mal posso expressar o quanto eu gostei desse livro.

Em Desastre, vamos conhecer Fado. Sim, este é um mundo na qual emoções, valores e caminhos são entidades imortais que determinam cada área da vida da humanidade. Fado mora em um apartamento luxuoso em Novo York mas detesta seu trabalho. Ele está cheio de ver todos os seus humanos sempre escolherem a decisão ruim para as situações e essas decisões levarem a caminhos ainda piores. Mas essas entidades têm regras e a primeira delas é: não se envolva com humanos. Em hipótese alguma. Até que um dia, Fado descobre que sua vida imortal começa a ter um pouco mais de sentido quando ele conhece uma mulher, sua vizinha, que pode mudar tudo o que ele pensa, tudo o que ele é.
Os humanos são assim. Na média, menos de quarenta por cento do que alguém lhe conta realmente aconteceu. O restante é apenas recheio. Fabricado. Feito para esconder suas falhas e fazer com que pareçam melhores do que são.
Primeiramente, eu estava esperando um enredo completamente diferente do qual foi apresentado. Eu esperava algum tipo de romance sobrenatural com aquela pegada de amor impossível, mas não foi exatamente o que eu achei. Isso não quer dizer que seja ruim, pelo contrário, eu acho que gostei ainda mais dessa outra trama oferecida. O autor não nos oferece apenas algo totalmente novo, como também traz uma escrita inteligente e cômica.

Fado é um personagem totalmente engraçado, mesmo que algumas vezes um humor negro mas, na maioria das vezes, ele é um daqueles personagens hilários e marcantes. Seu humor incansável, mesmo quando a situação não era das melhores, seu status de aproveitar sua vida ao máximo — mesmo que ela nunca vá acabar, afinal ele é imortal — e sua principal característica, o desejo de inconformismo, fazem com que eu me sinta muito próximo do personagem principal, podendo dizer que até me identifico em alguns pontos dele. E acredite, o autor cria personagens incríveis! Se o protagonista é maravilhoso, você precisa conhecer a Gula e a Preguiça, ou mesmo a puta Destino ou até mesmo a Morte.
Eles ficam em suas zonas de conforto e familiaridade em algo que não funciona em vez de ter a coragem de correr riscos em uma possibilidade que possa lhes trazer felicidade.
A diagramação toda é bem simples sendo que particularmente, achei a capa nacional a mais bonita de todas edições já publicadas no mundo. Na diagramação interna, o livro possui abas com folhas brancas e finas que, de certo modo, atrapalharam um pouco a leitura. A fonte e o espaçamento estavam em um tamanho adequado mas a margem já estava de um tamanho exagerado. Na tradução e revisão não foram encontrados erros ortográficos escabrosos. 

Com uma escrita humorística, fazendo com que a leitura flua da forma mais agradável possível, vamos nos apaixonando gradativamente tanto pela história, quanto pelo humor negro e ácido do personagem principal. Com uma mitologia inusitada, o autor mistura um pouco de sobrenatural, com romance e uma grande dose de humor, resultando em algo totalmente viciante. Desastre foi escrito por S.G. Browne e é um livro independente — não faz parte de trilogias ou séries.

SOBRE O AUTOR
S.G. Browne nasceu em Sierra Vista, Arizona. Frequentou a Universidade do Pacífico, em Stockton, Califórnia, de 1984 a 1989, onde se formou em Administração. Hoje é um jovem escritor norte-americano que começou a carreira em Hollywood como produtor de trailers de filmes e comerciais de TV. É autor de um romance de humor negro sobre zumbis e de Desastre, que já foi publicado em diversos países do mundo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top