A autora conseguiu superar todas as minhas expectativas, só ainda não sei se foi uma surpresa boa ou ruim.

 
Título: Insurgente
Autora: Veronica Roth
Tradutor: Lucas Peterson
Páginas: 512
Ano: 2013
Editora: Rocco Jovens Leitores
ISBN: 9788579801556
Avaliação:   | Bom.
Sinopse: Na Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Em Insurgente, a aguardada continuação da série de distopia que se tornou o novo fenômeno do disputado mercado Young Adult após Jogos Vorazes, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama - e a própria vida - enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor.

✖✖✖

ESTA RESENHA PODE CONTER O SPOILERS DO PRIMEIRO LIVRO

Depois de me apaixonar pelo primeiro livro da trilogia, estava muito ansioso para saber como a história dos divergentes, Tris e Quatro, iria continuar e quais perigos a autora iria preparar para Insurgente. Mesmo o livro tendo sido lançado em 2013 e minha empolgação estivesse realmente muito grande, fui finalmente animar para lê-lo quando assisti ao trailer da adaptação que fez com que eu ficasse ainda mais curioso. Enfim, agora era o momento certo de começar a lê-lo.

Depois do ataque da Erudição contra a Abnegação, em que os líderes da Audácia ajudaram a controlar a mente de seus membros, o sistema de facções enfrenta problemas. Sérios problemas. Tris e Quatro conseguiram evitar uma tragédia maior mas eles não sabem o que pode acontecer daqui para frente. Buscando refúgio na Amizade, logo eles descobriram que não estão seguros e que somente sobreviver não basta, eles precisam revidar.
Como um animal selvagem, a verdade é poderosa demais para ser mantida aprisionada.
Estou vivendo em uma relação de amor e ódio com esse livro. Em alguns momentos a autora conseguiu superar tudo aquilo que eu esperava, em outros ela conseguiu estragar tudo o que eu gostava. Ela nos apresenta uma protagonista totalmente diferente daquela que conhecemos no primeiro livro. Neste livro, Tris está mergulhada em um poço de culpa e tristeza, lamentando-se pela morte dos pais e a toda hora relembrando quando ela apontou a arma para o Will e o matou. Tris está fortemente abalada e isso durará boa parte da trama, sendo o ponto que mais me incomodou. Não estou dizendo que esperava ou mesmo desejava uma indiferença ou uma insensibilidade da parte da protagonista mas esse lamento durante todo o livro foi tedioso, ao menos para mim. Já Quatro está mais forte, mais determinado. Podemos sentir mais confiança e o medo que ele tem de perder a Tris, conseguimos sentir o amor pulsante que ele supre por ela mas, neste novo livro, esse amor será provado, assim como a confiança um no outro. Alguns personagens que não receberam tanto enfoque no primeiro livro, receberão grande destaque neste novo livro e novos personagens surgirão também.

Adrenalina é o que não falta! Serão tiros, facadas, soros de simulação, socos, chutes e pontapés do início ao fim e todos já conhecem o trabalho da autora, então sabem que ela realmente manda super bem nessa parte. Aliás, como marca registrada tanto pela parte da autora como pelo próprio gênero, haverá muitas mortes e de pessoas importantes para o seguimento da trama. Quando comecei a ler, já sabia da morte e alguns personagens e não tinha ideia de que a autora iria se desfazer de tantos personagens.

A relação de divergentes na nova sociedade vai ganhar uma nova perspectiva e vamos conhecer um pouco mais da crueldade de Jeanine Matthews e sua facção, a Erudição. Em Divergente, temos um vislumbre claro da Abnegação, da Erudição e da Audácia, mas em Insurgente o enfoque será justamente na Amizade, Franqueza e nos Sem-Facções, que não foram explorados no primeiro livro. 
O mal depende do ponto de vista de quem o vê.
Depois que finalizar a leitura, o que esperar do filme já que o trailer mostra um enredo totalmente inovador? Definitivamente os roteiristas mudaram o rumo da história e por mais que algumas partes ainda estejam fiéis ao livro, na minha opinião, a adaptação trilhará por um caminho que será melhor aceito do que o livro. Não concordo com muitas atitudes de muitos personagens, na verdade estou ainda bastante irritado com a Veronica por transformar personagens que eu particularmente gostava, em um personagem que agora sinto pena. Pelo trailer do filme não precisamos esperar que o filme siga fielmente ao livro, mas isso não quer dizer que a adaptação não será boa, pelo contrário, acho que será melhor que o livro.

Resumidamente, Insurgente traz uma história embarcada de adrenalina, mas com uma protagonista fraca, diferente daquela Tris que conhecemos no primeiro livro. Minhas expectativas estavam altas e mesmo assim a autora conseguiu superar todas elas, só ainda não sei se foi uma surpresa boa ou ruim. Já fui avisado que, se não gostei tanto assim de Insurgente, vou gostar menos ainda de Convergente mas mesmo assim ainda estou confiante de que a Veronica consiga me cativar, como ela já conseguiu fazer isso tanto em Divergente como em Quatro. Insurgente é o segundo livro da trilogia Divergente, escrito pela autora Veronica Roth.

SOBRE A AUTORA
Veronica Roth é uma autora muito jovem e por isso a sua biografia ainda é relativamente curta. Nasceu no dia 19 de Agosto de 1988 em Chicago, que é a cidade onde se desenrola a história do seu primeiro livro, Divergente. Devida à sua paixão pela escrita, ingressou na Northwestern University para estudar Escrita Criativaafirma que escreve desde a altura em se considerava velha demais para brincar ao "faz de conta".

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top