Editora Galera Record trará diversos lançamentos em 2015, mas divulgou três que com certeza farão muito sucesso entre os leitores e entre eles, está um do tão renomado autor: Scott Westerfeld. Atenção, as palavras abaixo foram utilizadas pela colunista Ana Resende, do blog da editora. Confira!

The Fifth Season [A Quinta Estação, numa tradução livre], de N. K. Jemisin (lançamento em agosto). Esse é um dos livros que eu aguardo com mais ansiedade. Já li outros da N. K. Jemisin (uma autora afroamericana jovem e bastante premiada) e, embora seja um livro que mistura fantasia e ficção científica, tem uma vibe realista ao abordar um mundo após repetidas extinções. Nesse mundo decadente e distópico, a vida nas grandes cidades que sobreviveram tem que se adaptar constantemente em meio às ruinas – e aos detritos – do passado. O título da série é “Broken Earth” [algo como “Terra Dividida” ou “Terra Partida”] e parece promissor. Como eu fiquei bastante impressionada com o filme Interestelar, que está sendo exibido nos cinemas, a sinopse que eu li do livro da Jemisin me lembrou um pouco da primeira parte do filme, com a terra (e a Terra) exaurida e com pouca renovação (ou variedade) dos recursos naturais.


All the Bright Places [Todos os Lugares Claros ou Luminosos ou Felizes, numa tradução literal], de Jennifer Niven (lançamento em março). Eu nunca li nada da autora, mas no Goodreads (conhecem? É uma ótima fonte pra pesquisar sobre livros) dizem que é Culpa das Estrelas + Eleanor e Park. Achei interessante! O livro conta a história de um garoto fascinando com a (própria) morte e de uma garota que acabou de perder a irmã e só pensa no futuro e em sair da cidade onde mora. Eu gosto de dramas, confesso. E me parece que o encontro de personagens tão diferentes um do outro pode render boas situações e boas reflexões também. pelo que li, o livro trata não só da questão da morte e da tristeza, mas também da superficialidade dos relacionamentos e de tentar passar uma imagem de quem não se é, coisa que, de certa forma, a gente vive (ou vê) todos os dias.


O terceiro livro já até foi lançado no exterior, mas eu gosto tanto das traduções da Galera Record que resolvi esperar. Afterworlds tem tido bastante destaque nas resenhas estrangeiras e eu já comecei gostando do título do livro (um trocadilho óbvio com “afterword”, “epílogo” ou “posfácio”, em inglês). O livro conta a história de Darcy Patel, uma jovem autora que meio que para a vida em função do livro que está escrevendo: justamente Afterworlds. Eu sou fã de histórias metalinguísticas (livros-dentro-de-livros; filmes-dentro-de-filmes) e o Scott Westerfeld é um dos meus autores YA favoritos. O livro alterna os capítulos entre o livro real (isto é, a história de Darcy) e o livro que ela escreve (que tem Lizzie como protagonista). Como o Westerfeld é um autor muito criativo (com ótimos diálogos e ambientação e excelentes protagonistas), estou esperando mais uma ótima história, e vai ser bom ver um YA retratando o mercado editorial (será que ele incluiu algum autor ou editor conhecido como personagem do livro? Não é raro os autores fazerem isso e, sem dúvida, vai ser curioso encontrar algum nome conhecido no livro!)

1 comentários:

  1. acho bacana conferir as apostas e ja ir se preparando para as boas leituras que virão
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Top