Adam criou um livro interativo que levo você a refletir sobre as coisas simples da vida que, com a correria do dia-a-dia, não paramos para observar e apreciá-las.

 
Título: Uma página de cada vez
Autor: Adam J. Kurtz
Tradutor: Giu Alonso
Páginas: 368
Ano: 2014
Editora: Paralela
ISBN: 9788565530699
Avaliação:   | Excelente!
Sinopse: Pense em alguma coisa que deixa você inseguro e escreva o que é em letras enormes. Use o espaço todo! Olhe bem para o que você escreveu. Agora vire a página. No seu primeiro livro, o artista gráfico americano Adam J. Kurtz usa provocações divertidas como esta para fazer o leitor refletir sobre sua vida ao mesmo tempo em que testa a própria criatividade. Como o título diz, cada página traz uma brincadeira diferente. Pode ser uma pergunta, uma sugestão de desenho ou um pedido para que você crie uma lista de músicas para seu amor verdadeiro ou das melhores fatias de pizza que comeu na vida. O autor também pede para o leitor colar objetos inusitados nas páginas do livro e compartilhar nas redes sociais algumas das anotações feitas nele. Uma maneira espirituosa e lúdica de buscar o autoconhecimento.

✖✖✖

Dentre a onda de livros interativos que tem sido lançados no Brasil, este foi o primeiro que eu decidi adquirir por dois claros motivos: 1) além de estimular a criatividade diariamente, o autor propõe um modelo engenhoso e motivacional e 2) o autor é pura simpatia. No último final de semana o autor esteve autografando e conversando com os fãs em São Paulo e no Rio de Janeiro e mesmo não participando dos eventos, pude perceber o quão simpático e carinhoso ele foi com todos. 

Se você vive em marte e ainda não conheça esse tipo de livro, vou te explicar. Esses "livros interativos" tem como principal objetivo estimular a criatividade e, no caso deste livro, também são usados algumas tarefas que servem como estímulos motivacionais. Depois do sucesso de publicação que Destrua esse diário (Intrínseca, 2014) foi, o mercado editorial resolveu apostar nesse novo gênero que tem conquistado tantos leitores em todo o Brasil.

Todo dia é uma oportunidade de criar algo novo. Largue o celular e pegue um lápis. Encontre um tempo para si mesmo.
A princípio você pode pensar que este é como qualquer outro livro interativo, mas um dos motivos que fez com que eu o escolhesse foi que eu ainda não tenho um psicológico preparado para enfrentar os outros livros que tendem à destruição do livro, mas Uma Página de Cada Vez traz uma proposta de construir ao invés de destruir. Posso dizer que eu estava certo em optar por ele. Enquanto os outros procuram destruir, Adam nos traz um livro com a tendência restaurar tanto nossa confiança, desenvolver nossa criatividade e fazer com que nos sintamos livres às vezes para fazermos o que quisermos. E por mais que ele repita "isso é só papel", eu discordo. Aquilo significou muito mais do que apenas algumas folhas de papéis. 

Quantas vezes eu me peguei confrontado por simples atividades que me desafiavam, como por exemplo, vestir uma roupa do avesso e não se importar com os outros vão dizer, simplesmente fazer o que me faz feliz e não aquilo que é politicamente correto. Obrigado Adam, você conseguiu fazer essa pessoa feliz!

A Editora Paralela apostou em uma edição caprichada. Por mais que o livro não tenha abas — isso me irrita um pouco —, as folhas são amareladas e o projeto gráfico interno te deixa extremamente confortável, trazendo páginas e mais páginas que deixam o leitor à vontade e com vontade de preenchê-las. Um ótimo trabalho! Caso vocês queiram ter uma prévia de como o livro é, confira algumas fotos abaixo!
  
  
*as fotos são do Blog Sem Spoiler, Pensamento Tangencial e Acertando os Pontos.

Ouvi alguém dizer que esse tipo de livro não é nem livro ou que até ele mesmo poderia criar um livro desse, bem, você não criou mas o Adam criou e ele fez de uma maneira brilhante. Eu ainda não terminei o meu, afinal tenho que fazer uma página por dia mesmo que eu queira fazer todas de uma vez. Adam criou um livro interativo que levo você a refletir sobre as coisas simples da vida que, com a correria do dia-a-dia, não paramos para observar e apreciá-las. HIPER RECOMENDADO!

SOBRE O AUTOR
Adam J. Kurtz é um artista gráfico americano e Uma página de cada vez é o seu primeiro livro. Ele cria objetos de design inspirados no dia a dia banal das pessoas e é apaixonado pelas possibilidades da internet. Adam mora atualmente no Brooklyn, em Nova York. Para saber mais sobre o autor, entre em seu site oficial: http://www.adamjkurtz.com/

1 comentários:

  1. Oi!
    Gostei muito da resenha, o livro de tocou da mesma forma que me tocou também. Tenho ele aqui em casa e já completei algumas partes, às vezes ele até me deixava com peso na consciência hahaha.
    Agora preciso tomar coragem para terminá-lo!
    Beijo.
    Choque Literário

    ResponderExcluir

 
Top