O foco principal, ao meu ver, são os sentimentos. [...] Uma leitura pra lá de válida.

 
Título: Ela prefere as uvas verdes
Autor: Jader Pires
Páginas: 160
Ano: 2014
Editora: Empíreo
ISBN: 9788567191027
Avaliação:  ★★ | Bom.
Sinopse: Para conquistar os leitores, os autores de contos precisam dominar a ciência da estrutura e do estilo, de modo a não inserir em sua narrativa detalhes que não sejam essenciais. É com essa precisão que Jader Pires tem conquistado fãs pela internet e agora publica seus contos no livro Ela prefere as uvas verdes. As treze histórias presentes no livro estão repletas do cotidiano, por onde desfilam personagens das mais variadas origens: um vendedor de crack, um político, um casal de idosos e um mágico de circo. As angústias e alegrias experimentadas por todos esses personagens – e que também são nossas – são expressas em situações fortes e incisivas, mas por vezes bem-humoradas, que aproximam o leitor da trama, sem deixar de fora nenhum detalhe. Em Ela prefere as uvas verdes, entramos em contato com personagens em momentos surpreendentes de suas vidas. Momentos em que as perdas e os encontros trazem profundas transformações.

✖✖✖

Nunca fui muito fã de livros de contos, porque geralmente são histórias curtas em que acabo não me envolvendo muito e na maioria das vezes, também são bastante superficiais. Mas esse foge a regra. Jader conseguiu mostrar com pequenas histórias, sentimentos que certamente o leitor já tenha passado.

De uma maneira única, cada conto revelará e induzirá uma sensação ou até mesmo alguma emoção diferente. Às vezes um conto curto choca o leitor assim que você começa a lê-lo ou um que seja um pouco maior, mas com toda aquela carga para se refletir. Alguns ainda com cargas positivas, outras não tanto. Como disse acima, não sou muito fã por achar que alguns beiram a superficialidade e não vou dizer que isso não aconteceu também neste, mas foram bastante raros — um ou outro que não me agradaram muito. O foco principal, ao meu ver, são os sentimentos. Alguns momentos eu adoraria sentar ao lado dos personagens e confortá-los, em outros queria muito estar lá e partilhar sua alegria, em outros dava risadas sozinho.
Ninguém queria ver o final feliz dos outros enquanto o seu estivesse tão distante.
Para um livro de estreia, o autor foi bastante ousado! Além de ser uma coletânea de contos e essa não é de longo o meu tipo de livro, o autor traz porque algumas das histórias melancólicas, trazendo algumas delas até mesmo sobre perdas e desencontros. Um pouco de ousadia não faz mal a ninguém, não é mesmo? Tenho certeza que ele acertou em cheio!

Dentre as outras edições da editora, essa se mostrou a mais simples porém ainda assim, bastante caprichada. Já ouvi várias pessoas dizendo que não gostaram ou não acharam sentido na capa, mas discordo. Ela é simples, mas não deixa de ter seu encanto. Por dentro, as folhas amarelas que agradam e muito os olhos ao longo da leitura, fonte de um tamanho adequado.

Por mais que ainda algumas histórias não tenham me convencido, posso dizer que no geral, foi uma leitura pra lá de válida. Espero ter a oportunidade de ler novos contos, novas histórias, escrito por esse autor. Ela prefere as uvas verdes é o livro de estréia do autor nacional Jader Pires que também é blogueiro.


SOBRE O AUTOR
Jader Pires é jornalista. Largou a publicidade, a experiência de sete anos em um banco e foi escrever. Nunca pensou usar óculos, começou a ler livros depois dos vinte e teve de correr atrás do tempo perdido. Já escreveu na Revista Cultura e hoje edita e escreve no site Papo de Homem.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top