Uma história conhecida por um ponto de vista diferente, Veneno entre os erros e acertos consegue prender a atenção do leitor.

 
Título: Veneno
Autora: Sarah Pinborough
Tradutor: Edmundo Barreiros
Páginas: 224
Ano: 2013
Editora: Única
ISBN: 9788567028002
Avaliação:  ★★ | Bom.
Sinopse: Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria “um final feliz” pode se tornar o pior dos pesadelos! Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas, e já é um best-seller inglês. Sarah Pinborough coloca os contos de fadas de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar. Com um realismo cínico e cenas fortes, o leitor será levado a questionar, finalmente, quem são os mocinhos e quem são os vilões dos livros de fantasia!

✖✖✖

De crianças à adultos, os contos de fadas são uma ótima pedida, desde aqueles mascarados para contar as crianças antes de dormir ou os contos macabros originais de tirar o sono de qualquer um. E não sou exceção a regra, também sou apaixonados por eles e quando foi anunciado o lançamento da Saga Encantadas no Brasil, logo chamou minha atenção. Talvez seja um pouco audacioso comparar este primeiro livro com Once Upon a Time ou Grimm, são séries ótimas que eu adoro mas Veneno foi bem fraquinho para ser comparada com elas.

Era uma vez... uma garota que adorava cavalgar e correr para o aconchego da floresta quando conseguia escapar dos muros do castelo de seu pai, e sua madrasta Lilith não consegue aceitar seu jeito e assim que o rei vai à guerra, ela fará os dias de Branca de Neve um verdadeiro inferno. Percebemos que a proposta da autora é questionar se Lilith é realmente a vilã, se Branca de Neve não mereceu o seu destino e se existem príncipes encantados, mas não deu certo. Ela construiu um vilã fraca e indecisa e uma protagonista sem graça  que você agradecia por ela estar dormindo.
Quando acordou, não era mais o mesmo. Há certas coisas na vida que mudam você.
Ao ler que na contracapa do livro a palavra sexy, já esperava cenas de sexo explícitas e assim que iniciei a leitura, uma cena de sexo entre o rei e a rainha só acabou confirmando minha ideia anterior. Mas ao decorrer da narrativa a autora não fez descrições eróticas exacerbadas e não criou situações ilógicas só para colocar uma cena mais quente no meio do enredo, mostrando assim que este não era o foco.

Do meio da história até o final são agregados personagens de outros contos, como Aladim e João e Maria. Ou seja, podemos esperar um maior desenvolvimento desses novos personagens nos próximos livros. Razão pela qual continuarei lendo a série.

Por mais que os personagens não sejam tão bem explorados e a história que poderia ser um pouco mais desenvolvida, a narrativa da autora é rápida, sem palavras muito rebuscadas ou cheio de metáforas, apenas um relato claro e simples, o que contribui muito para uma leitura gostosa e sem muitas complicações. Ela não precisa de muitos detalhes para nos fazer imaginar as cenas.
Ela podia não ter o amor deles. Mas teria seu medo.
Se a autora pisou em falso com alguns pontos não tão bem trabalhos, ela com certeza acertou com aquele desfecho incrível. Tudo bem querer seguir um padrões totalmente diferente dos contos conhecidos, mas daí ela escrever um final daqueles foi surpreendente. No final, a autora consegue deixar claro sua proposta e não pense que porque você conhece o final do conto de fadas, que poderá adivinhar facilmente. Apenas, leiam!

Eu adoro as capas dessa série. Não só a de Veneno, mas a de Feitiço e Poder são de um trabalho visual incrivelmente bem feito. E esse trabalho não foi só na capa não, a editora caprichou na troca de capítulos, abas — e a de traz vêm um marcador da série para destacar , letras e margens de um tamanho bom e obrigado folhas amarelas.

Uma história conhecida por um ponto de vista diferente, Veneno entre os erros e acertos consegue prender a atenção do leitor com uma narrativa interessante e é uma leitura que vale a pena. A trilogia inteira já foi publicada aqui no Brasil, Feitiço é o próximo livro e em breve terá resenha dele aqui no blog também.
SOBRE A AUTORA
Sarah Pinborough é romancista e roteirista de sucesso, assim como autora best-seller na Inglaterra. Trabalhou como roteirista na BBC para a série New Tricks e está desenvolvendo um filme de terror chamado Cracked. Como autora, ela venceu British Fantasy Award em 2008 como melhor livro de contos e em 2010 como melhor romance. Escritora de outros grandes livros de sucesso, atualmente Sarah vive em Londres e se dedica exclusivamente à escrita.

4 comentários:

  1. Até hoje não tinha interesse em ler a trilogia.
    Mas lendo a resenha,fiquei bem curiosa.
    Uma releitura de clássicos parece original.
    Vou ler. :)

    ResponderExcluir
  2. Gosto da ideia que algumas releituras trazem, mas simplesmente não consigo decidir se compro ou não a saga Encantadas, já li resenhas positivas e negativas, mas até agora não bateu aquele desespero para ler kkk
    Essas capas são mesmo lindas, principalmente a de Feitiço!

    ResponderExcluir
  3. Oiie
    Eu estava com expectativas super altas em cima desse livro,ainda bem que li sua resenha assim não vou me desapontar na hora de lê-lo.
    E eu também esperava mais cenas "hots" nessa trilogia,mesmo assim ainda pretendo ler todos os livros.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Emanuel...Ainda não tenho nenhum dos livros na estante, mas confesso que não vejo a hora de poder ler esta releituras que sempre me intrigaram bastante, pois acho super interessante a gente ter a oportunidade de ler de uma outra forma e visão uma historia tão conhecida e apesar de alguns detalhes que não te agradaram tanto a leitura pretendo conferir sim.

    ResponderExcluir

 
Top