Com um enredo instigante e uma trama cheia de reviravoltas, a autor conseguiu garantir uma boa leitura.

 
Título: Estudo Independente
Autora: Joelle Charbonneau
Tradutor: Santiago Nazarian
Páginas: 320
Ano: 2014
Editora: Única
ISBN:  9788567028347
Avaliação:  ★★ | Ótimo!
Sinopse: Cia Vale tem dezessete anos e tem tudo o que sempre sonhou: um amor perfeito, um lugar na universidade e um futuro como uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas. No entanto, apesar de todos os esforços do governo para apagar a memória de Cia, ela ainda lembra o que aconteceu. Ela precisa escolher entre ficar em silêncio e proteger a si mesmae as pessoas que ama ou expor o Teste e o que ele na verdade é, um programa assassino que deve ser impedido. O futuro da Comunidade depende dela.

✖✖✖

ESTA RESENHA PODE TER SPOILERS DO PRIMEIRO LIVRO.

Classifiquei O Teste, primeiro volume deste trilogia, como uma das distopias que estava se destacando no meio do gênero e se antes eu ainda estava relutante em classificá-lo assim, depois de ler Estudo Independente eu posso afirmar com certeza.

Depois de passar pelo Teste, Cia consegue se lembrar da experiência terrível pela qual passou mesmo depois de todos os esforços da capital para apagar sua mente. Se lembra das coisas horríveis que ela foi obrigada a fazer, das mortes e quem realmente são as pessoas que estão ao lado dela na Universidade. Ela não consegue aguentar a pressão de saber tudo e simplesmente fingir que nada aconteceu, mas seu desejo de revelar o que o Teste é de verdade, implicará consequências indesejadas naqueles que ela mais ama.
Apesar das alterações na nossa memória, em algum lugar dentro de cada um de nós está a verdade. Gostando ou não, está na hora de eu descobrir qual é ela.
A autora evoluiu muito. Do primeiro para o segundo livro, a autora amadureceu na escrita, na construção do enredo e conseguiu criar uma tensão maior, mas o melhor de tudo é que ela não cometeu os mesmos erros cometidos no primeiro livro.

Cia Vale não é mais a garota que conhecemos no primeiro livro, ela também evolui. Aprendeu algumas lições, está mais forte, menos dependente e mais decisiva. Se você se acostumou com a Cia meio chorona de O Teste, irá descobrir e se surpreender com uma protagonista diferente que ela acabou se tornando. Outros personagens serão acrescentados, principalmente alunos de Tosu City que não participaram do Teste e que por pertencerem a capital, têm a chance de serem alunos da Universidade. Agora eles terão que provar que são merecedores dessa vaga. Mas também encontraremos os antigos como o inconfiável Tomas, a estranha Stacia, Will e o misterioso Michal. Vamos conhece-los melhor ao decorrer da trama e inevitavelmente você vai acabar se apaixonando por eles, ou se decepcionando e outros, você simplesmente não saberá o que representam  amigo ou inimigo?.
Quantos mais se fingiram de surdos por não querer ouvir e reconhecer o que, por ignorância, toleram?
Diferente do que eu disse na resenha de O Teste, sobre não haver um movimento rebelde, aqui vamos nos surpreender com a presença deles. Não posso me estender muito por este ponto para não soltar spoilers, mas na surdina e de maneira silenciosa eles estão chegando. E estão vindo com força total.

Joelle é cruel. Muito cruel. O desfecho desse livro foi tão devastador que eu mal pude acreditar que  foi escrito ainda pela Joelle boazinha de O Teste. Já disse anteriormente que a autora evoluiu muito e mas ao encaminhar para o final do livro, imaginando certos finais controversos e cheio de reviravoltas, a autora conseguiu me surpreender e me deixar muito puto abalado com todos os fatos — a verdade é que estou tentando digerir tudo ainda.
Nessa época eu não sabia quanto essa felicidade era preciosa, como eu me sentia livre ou com que rapidez eu perceberia que nada na minha vida era como eu pensava. Que eu tinha caído em uma armadilha.
Graças a boa editora que a Única é, escolheram a versão das capas mais lindas já publicadas. Em Estudo Independente a capa segue o padrão do livro anterior, a diagramação conta com abas/orelhas, folhas amarelas e fonte/margem de tamanho adequado. Tudo parece ser bom, mas a revisão ficou falha e foi o que mais me irritou, porque foram erros bobos — como falta de travessão, erros de concordância, pontuação no meio de frases ou não começar uma frase com a letra maiúscula — e são observados durante toda a leitura

Com um enredo instigante e uma trama cheia de reviravoltas, a autora conseguiu garantir uma boa leitura. Se O Teste não tinha me convencido completamente que essa é uma das distopias que deve estar ao lado de Jogos Vorazes e Divergente, Estudo Independente vem para provar que ela tem todo o potencial e que com certeza merece ganhar cada vez mais fãs brasileiros. Mal posso esperar pela graduação!

SOBRE A AUTORA
Joelle Charbonneau começou a narrar histórias por meio da ópera, mas hoje ela encontra voz pela escrita. Ela vive em Chicago com seu marido e seu filho. A autora foi considerada uma das mais importantes descobertas de 2013 e a trilogia O Testeentrou para a lista de best-sellers nos EUA. O Teste foi escolhida a mais importante leitura do verão pela Indie Next 2013 Summer YA Pick.

4 comentários:

  1. Mesmo ainda não tendo lido o primeiro livro, li sua resenha.
    Leio com frequência,várias pessoas comentando positivamente sobre distopias e ainda não conferi esse tipo de leitura.
    Tenho vontade de ler O Teste sim!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oiee
    Joelle♥
    Como eu adoro distopias,e isso não é segredo por que já disse isso um milhão
    de vezes,estou louca para ler essa trilogia.
    "O teste" já é maravilhoso e se "Estudo Independente" é melhor ainda estou
    esperando uma grande história.Mas só vou começar a ler quando o último livro for lançado.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Li sua resenha sem ler o primeiro livro e só fiquei ainda mais curiosa sobre a história, parece ser muito boa mesmo! É uma pena que a revisão não tenha ficado muito boa, mas espero que não chegue a atrapalhar a leitura...
    Bjs

    ResponderExcluir

 
Top