O livro é incrível e todos deveriam ler algo tão tocante e intenso como Passarinha.

 
Título: Passarinha
Autor: Kathryn Erskine
Páginas: 224
Ano: 2013
Editora: Valentina
Avaliação:  ★★ | Excelente!
Sinopse: No mundo de Caitlin tudo é preto ou branco. As coisas são boas ou más. Qualquer coisa no meio do caminho é confuso. Essa é a máxima que o irmão mais velho de Caitlin sempre repetiu. Mas agora Devon está morto e o pai não está ajudando em nada. Caitlin quer acabar com isso, mas como uma menina de onze anos de idade, com síndrome de Asperger ela não sabe como. Quando ela lê a definição de encerramento ela percebe que é o que ela precisa. Em sua busca por ele, Caitlin descobre que nem tudo é preto ou branco, o mundo está cheio de cores, confuso e bonito.

✖✖✖

Quando tive esse livro em mãos, antes mesmo de abri-lo, já tinha pleno conhecimento de que me cativaria e me emocionaria assim como qualquer leitor. Trazendo uma protagonista com Síndrome de Asperger, mas popularmente conhecida como autismo, e tratar de temas delicados não é tão fácil como pode parecer, mas a autora consegue com maestria transportar o leitor para dentro do contexto do livro de uma forma tão intensa que é impossível não amar este livro.

Somos apresentados a Caitlin, ela tem autismo e recentemente perdeu seu irmão de forma brutal. Cait só tem ao pai, já que sua mãe também já faleceu devido ao câncer, mas seu pai está tão arrasado que parece estar sozinha nesta. É quando conhecemos a orientadora Sra. Brook, que tenta a todo custo fazer com que a garota se socialize e consiga encarar os problemas, mesmo que seja da sua própria maneira.

Fazer amigos e sentir empatia não fazem parte dos objetivos dela, e viver no mundo real pode se mostrar uma tarefa mais difícil do que parece. Mas a Sra. Brooks assim como outros personagens vão fazendo com que nossa garota aprenda um pouquinho de cada dia. Mas a verdade é que nós e os demais personagens, acabamos aprendendo mais com a própria Cait, do que ela com os outros.
Eu gosto das coisas em preto em branco. Preto e branco é mais fácil de entender. Cor demais confunde a cabeça da gente.
Emocionante. Essa seria a palavra que mais descreveria ver e sentir as diferentes situações e emoções pelos olhos da pequena Caitlin, com sua ingenuidade, sua simplicidade e sua grande força de vontade de superar os seus próprios medos, ela vai nos conquistando página à página.

Se não bastasse se apaixonar pela protagonista, você cairá de amores pelo Michael. Ele foi o primeiro amigo que Caitlin consegue cativar e ele é uma das vítimas também, sua mãe foi morta no mesmo episódio traumático que o irmão de Cait. Ele é um garoto também bastante inocente até por ser mais novo, completamente leal e companheiro, a autora não poderia criar um personagem melhor para trilhar as páginas com a protagonista.

A narrativa vai se desenrolando pelo drama familiar em que, a autora não necessita de muitas páginas para demonstrar quão traumático pode ser a perda de um filho. Superação seria um ponto muito explorado pelo livro, a busca pelo desfecho. Não digo superação só para a Cait, mas pelos demais personagens como seu amigo Michael que perdeu a mãe ou como o pai de Caitlin, ou mesmo Josh que sempre foi mau com os outros. Todos devem superar algo, mas nossa protagonista tem que aprender como viver no meio de outras crianças e viver a vida real.
— Os olhos são as janelas da alma — diz o senhor Walters. — Quando você olha dentro dos olhos de alguém pode ver muito sobre a pessoa.
Poderia descrever o livro ainda por linhas e mais linhas, mas a verdade é que não há como descrever como algo tão singular e tocante. E tem como não amar o trabalho gráfico pela editora Valentina nesta obra? A capa traz o mesmo sentimento de fragilidade e delicadeza, sendo que por dentro o capricho da editora é o mesmo com uma diagramação ótima.

Mesmo depois de virar a última página desse livro, um arrepiou ainda me assolava por não saber o que pensar, o que sentir, o que escrever, como seguir daqui pra frente em relação às pessoas com autismo. É tão difícil escrever sobre algo que você amou, parece que as frases nunca expressam quão bom o livro é, mas pode acreditar, ele é incrível e todos deveriam ler algo tão tocante e intenso como Passarinha.

SOBRE A AUTORA
Kathryn Erskine exerceu a advocacia durante quinze anos antes de se voltar para seu primeiro amor, a literatura. Vive com o marido, dois filhos e uma cachorrinha chamada Maxine. Abalada com o massacre da Virgínia Tech University, em 2007, Kathryn imaginou como poderia entrelaçar o tema da violência na juventude, seu impacto sobre a comunidade e as famílias, e o mundo de uma criança com necessidades especiais.

14 comentários:

  1. Não conhecia o livro, mas deve ser emocionante mesmo, o assunto por si só já mexe com a gente. Outro dia vi um programa de tv que abordava o assunto, e percebi que não sabia quase nada sobre o autismo!

    ResponderExcluir
  2. Não sei como começar meu comentario... hahahaha
    Mas então eu não conhecia praticamente nada sobre autismo, só tinha visto aquela propaganda da turma da mônica, vcs devem lembrar que a Mônica falava que os autistas não olham nos olhos das pessoas... e essa propaganda é antiga e eu era pequeno na época que via e nao entendia direito, e mesmo depois que já tinha crescido ainda não entendia até que há 5 anos atras nasceu meu primo Cauã e ele é autista, aí comecei a entender o que era o autismo, Enfim falando do livro eu tenho muita vontade de ler esse livro, lembro dessa campanha da editora ano passado, achei muito legal a iniciativa, Parabéns a editora '-'
    Acho que vou aproveitar que tenho alguns créditos no skoob e ver se consigo solicitar o livro
    Douglas Fernandes
    douglas_bouvier@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. (h) ;( Olá Emanuel! Fiquei emocionada com suas palavras sobre o problema da Cait, que sabemos ter muitas iguais a ela em nossa sociedade. O sofrimento é sempre uma fonte de conhecimento de si próprio e daqueles que te acompanham na vida diária. Assisti à novela "Amor à Vida" em que a atriz Bruna Linzmeyer interpreta uma moça com autismo, e simplesmente me encantei como o autor lidou com o assunto. Me emocionei do principio ao fim, com a evolução da compreensão do mundo pela personagem. Acredito que também deve acontecer a mesma coisa no livro Passarinha. Parabéns pela resenha, você nos passa toda emoção que teremos ao ler o livro.

    ResponderExcluir
  4. Este livro foi paixão à primeira vista. A capa é demais, casa perfeitamente com a sinopse. O assunto tbm é muito interessante, deve ser incrível poder entrar um pouco nesse mundo e poder compreender como as pessoas com essa síndrome se sentem. Amei a resenha S2, fiquei ainda mais interessada em ler.

    ResponderExcluir
  5. Particularmente não li esse livro ainda, porém já li muitas resenhas que o resultado é unanime que o enredo é maravilhoso e de uma simplicidade quase poética. No meu ponto de vista a capa foi muito bem produzida, pois já mostra ao leitor a promessa de uma estória linda e emocionante. Eu quero muito ler, porém ainda não consegui compra-lo. Infelizmente na nossa realidade o preconceito ainda é grande para as pessoas que possuem essa síndrome.

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. desde da primeira vez que eu vi esse livro eu quis ler.
    tenho uma amiga cujo filho é autista, e ouvia e muito as histórias dela, era um ótimo aprendizado! tanto de vida como questão de relacionamento em tudo.
    por causa disso eu quis ler esse livro para ver se eu consigo entender mais como as pessoas que tem a síndrome vive e como as pessoas ao lado dela lidam com essa situação.
    p.s. algo me diz que eu vou chorar horrores com esse livro...

    ResponderExcluir
  7. Realmente a capa é linda. E sua resenha ficou perfeita. Eu que não costumo ler livros do gênero fiquei super curiosa e com certeza vou ler. Esse é o tipo de livro que da vontade comprar para presentear. Eu sou meio sado, evito os livros que me fazem chorar, mas sempre me rendo a eles e são os melhores. Esse pelo visto será um dos que entrarão para minha lista dos top's. Obrigada pela indicação. Bejos

    ResponderExcluir
  8. Ótima resenha, ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas fiquei muito ansiosa.
    É muito bom quando um autor usa seu dom para falar de um assunto tão importante, pra conscientizar e definitivamente mostrar as coisas por um outro angulo, pelo ponto de vista de uma criança. É incrível como podemos e temos o que aprender com as crianças, por toda sua ingenuidade, bondade e visão diante das coisas.
    A historia é linda, já me apaixonei pela Caitlin.
    Gostei do fato de ela no decorrer do livro percorrer um caminho, aprendendo sim, mas muito mais ensinando à nós.
    Fiquei encantada pela capa, ela já mostra muito da historia.
    Não vejo a hora de ler.

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro, mas a sinopse e a resenha são maravilhosas!
    O tema abordado é incrível e a forma como é colocado, mais ainda.
    É um tema delicado, mas com o mundo contemporâneo no qual vivemos hoje, precisamos ter consciência das diferenças existente entre as pessoas e as dificuldades que elas têm devido suas limitações.
    Tenho certeza que o papel do psicólogo em questões como o autismo, por exemplo, é de fundamental importância, uma vez que ele auxilia o indivíduo em seu desenvolvimento pessoal e interpessoal e também o auxilio a família que muitas vezes não sabem lidar com essas adversidades, e acabam fazendo apenas o que o medico orienta!
    É fundamental que se saiba todas as crianças nascem com o mesmo conhecimento e seu desenvolvimento se da pela forma como ela é solicitada a responder, é favorável que se de oportunidade e trabalhe com suas potencialidades, sempre respeitando o seu tempo!
    Fico imensamente feliz quando vejo editoras se dispondo a publicar livros com conteúdos tão ricos para a vida em geral, que ensinem lições e valores. E isso deve continuar, pois precisamos reconhecer que não somos todos iguais e que todos passamos por dificuldades em algum momento da vida, por isso devemos sempre respeitar os outros!
    Não vejo a hora de ler!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Chamou minha atenção, já encomendei o meu!!

    ResponderExcluir
  11. Ótimo texto Emanuel :) Conheço pouca coisa sobre o autismo, mas uma vez vi filme com o Zac Efron chamado "Uma viagem inesperada" onde ele desempenhava o papel de um autista (baseado em fatos reais). O filme retratava toda a dificuldade de uma mãe que tentava incluir seus filhos gêmeos na sociedade e também todas as dificuldades vividas por esses gêmeos ao longo da infância, adolescência... O que achei muito interessante nesse filme é que eles apesar do autismo, viviam normalmente e independentemente e eram super inteligentes, coisas que a gente nem imagina por eles apresentarem esse transtorno.
    Quanto ao livro "Passarinha" eu achei a sinopse interessantíssima e certamente compraria. Gosto de livros onde o personagem tem que superar algum desafio, seja qual for. E também será uma ótima oportunidade de conhecer mais sobre o autismo.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Que resenha linda, me deixou com ainda mais vontade de ler o livro. Me interesso muito pelo assunto pois convivo diariamente com crianças com autismo na escola em que trabalho. Elas realmente são especiais e a história do livro parece ser muito tocante!! Esse com certeza vou comprar para ler!!

    erikarufo@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Nunca li nenhuma história com protagonista com algum tipo de autismo, o livro parece ser super emocionante, estou doida pra ler

    ResponderExcluir

 
Top