A graphic novel talvez seja o melhor primeiro contato com Dexter, mas beira muito a superficialidade.

 
Título: Dexter HQ
Autor: Jeff Lindsay
Tradutor: Guilherme Kroll Domingues
Páginas: 120
Ano: 2014
Editora: Planeta
ISBN: 9788542203356
Avaliação:   | Bom.
Sinopse: Dexter, o psicopata dos psicopatas, depois de fazer grande sucesso nos livros e na TV, agora invade as páginas dos quadrinhos. Nessa história completa, o devotado personagem deve lidar com um fantasma de seu passado: Steve Gonzalez,um valentão que perseguiu Dexter na época da escola. Porém, ele hoje é um filantropo, considerado a Madre Teresa de Miami por causa de sua Fundação Esperança, que reabilita viciados. Após um inocente reencontro em uma festa, Dexter acredita que nunca mais o verá. No entanto,uma série de assassinatos coloca os dois em rota de colisão.

✖✖✖

Mesmo não tendo lido a série de livros sobre esse personagem, sou um grande fã da série televisiva. Dexter é sem dúvidas o psicopata mais querido, tanto pelos leitores quanto pelos apaixonados por séries. Assim que a editora Planeta divulgou que iria publicar a HQ de Dexter, não poderia deixar de lê-la, afinal, esperava que a HQ fosse mostrar o bom e velho serial killer em ação, mas não foi muito bem o que eu encontrei.

E Miami, Deborah junto com o Departamento de Polícia de Miami e Dexter, o analista de sangue mais famoso, terão mais um caso de assassinato nas mãos. Ao decorrer das investigações, veremos que o homicídio está ligado diretamente com Steve Gonzalez, um filantropo que possui uma instituição para a reabilitação de viciados. Coincidência ou não, Gonzalez é um dos valentões que Dexter enfrentou na escola, há anos atrás. Bom moço ou o cara mau, Gonzalez está escondendo algo. Mas Dexter fará do seu jeito, ou deixará que Deborah e o Departamento de Polícia de Miami resolvam?
Toda vez que pensa que está indo muito bem… significa que você não notou o piano pendurado em cima da sua cabeça.
A graphic novel de Dexter é uma continuação do último livro da série saga, e como já disse, ainda não li aos livros da série — ainda, pretendo ler bem em breve. Por ter acompanhado a série de tevê, conhecia de certa forma a maneira como o autor lida com os casos e o modo "especial" de Dexter, então achei que o primeiro e principal erro na HQ, foi a superficialidade. Faltou mais interação de algum personagens, alguns pontos ruins no desenrolar do homicídio e o mais importante, quase não há sangue ou qualquer tipo de violência, o que é imprescindível quando a história é sobre algum tipo de psicopata.

O enfoque central da trama é protagonista Dexter e toda o caso de homicídio envolvendo o filantropo Gonzalez e a irmã de Dexter, a Deborah. Gonzalez é um personagem misterioso, não conhecemos quais são seus verdadeiros objetivos e do que ele é capaz, já Deborah, tem o mesmo estilo/personalidade da personagem na série de tevê, seu jeito durão de ser, meio impulsiva e às vezes demora para conseguir construir o raciocínio. Mas eles não seriam nem comparado a presença marcante de Dexter, vê-lo em ação seria o ápice da graphic novel, mas não aconteceu. Como eu disse, mais um ponto que entra na superficialidade.
Foi uma performance magnífica. Eu me senti impelido a aplaudir. É muito difícil fingir todas essas emoções. Pode acreditar, eu sei.
A editora Planeta realmente investiu na edição desse livro. A diagramação conta com capa dura, fosca com alguns detalhes em verniz, acabamento interno colorido, folhas envernizadas e bastante coloridas e um texto muito bem traduzido e revisado – não foram encontrados grandes erros.

Como grande fã da série, esperava uma experiência melhor com a HQ desse personagem incrível e na verdade, acho que não conseguiu demonstrar de fato toda a grandeza da história dele. Com uma edição encantadora, a história se tornou um tanto quanto superficial mas isso não quer dizer que não seja uma leitura válida. Se você quer conhecer um pouco a série de livros ou a série de tevê, mas não quer ter aquele choque do “primeiro contato”, talvez essa seja a melhor escolha. Este é o primeiro volume de uma série de graphic novels que são uma extensão do último livro da saga, escrito pelo Jeff Lindsay e ilustrado por Dalibor Talajíc.

SOBRE O AUTOR
Jeff Lindsay é o pseudônimo do americano dramaturgo e romancista Jeffry P. Freundlich (nascido em 14 julho de 1952), mais conhecido por seus romances sobre sociopata vigilante Dexter Morgan. Muitas de suas obras publicadas anteriormente incluem sua esposa Hilary Hemingway como um co-autor. Sua esposa é sobrinha de Ernest Hemingway e um autor em sua própria direita.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top