Se você é claramente um fã de distopias e ainda não leu Divergente, não perde mais tempo!

Título: Divergente
Autora: Veronica Roth
Páginas: 502
Ano: 2012
Editora: Rocco Jovens Leitores
Avaliação:  ★★ (ótimo)
Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

✖✖✖

Escrever sobre esse livro é um desafio, afinal é mais uma distopia que prometi estar entre as melhores, mas posso afirmar que os rumores estavam corretos. Lido apenas em alguns poucos dias, Divergente foi me conquistando facilmente com sua premissa original. Alguns pontos marcantes nas outras distopias também estavam presentes nesse livro — graças a Deus não teve nenhum triângulo amoroso —, mas a autora conseguiu inovar muita coisa.

Um ponto positivo do livro é que podemos acompanhar claramente a evolução dos personagens e dos relacionamentos. Em personagens, notamos claramente que Tris não se destaca dos demais iniciados da Audácia, mas vai crescendo e reclamando seu lugar de direito. Nos relacionamentos, o romance não acontece de uma hora para a outra e muito menos à primeira vista, com o tempo Quatro e Tris vão aprendendo um com o outro e quando finalmente estão realmente apaixonados, vão se entregando aos poucos.
A razão humana é capaz de justificar qualquer mal; é por isso que não devemos depender dela.
Conhecer o novo mundo criado pelo autor de alguma distopia é fundamental, e em algumas isso ainda fica meio de lado. Em Divergente, a Veronica conseguiu mostrar exatamente como cada facção vive, o que comem e o que vestem, quais são seus ideais, etc. Abnegação e Audácia são as mais exploradas no primeiro livro, sendo a Amizade é a que temos um contato mais superficial.

Uma característica muito forte da autora é não ter finais felizes, infelizmente já comecei essa leitura sabendo alguns spoilers do último livro — quem já não sabe?! — e são realmente trágicos. As escolhas da protagonista também não são fáceis, o que só marcam ainda mais essa característica. A narrativa e a condução da história são incríveis, a autora consegue em vários capítulos surpreender o leitor. Para ler em alguns dias, não preciso dizer quão leve a escrita da autora é, preciso?

Mesmo sendo uma distopia, podemos tirar algumas lições e entre elas a mais pulsante talvez seja o poder que nossas escolhas influencia em nosso futuro. Em diversas situações a protagonista nos levou a sofrer junto com ela porque as escolhas que deviam ser tomadas nem sempre eram as melhores, ou quando uma escolha dela levou a consequências inimagináveis.
O objetivo não é perder o medo. Isso seria impossível. Aprender a controlar seu medo e libertar-se dele é o verdadeiro objetivo.
Agradecimentos a Rocco porque manteve as capas originais da série, o que foi um alívio. Como sempre, a editora manteve o mesmo padrão de diagramação de outros livros como folhas amarelas,  abas, capa de papel cartão e laminada, tamanho da fonte adequada e margens não muito grandes. 

Se tudo foi um mar de rosas, porque não foi nota máxima Emanuel? Boa pergunta! Já conhecia a premissa, conhecia todas as facções, sabia do final do último livro, já havia visto todo o elenco escolhido para o filme, etc. Eu não consegui classificar esse livro como um dos melhores talvez porque já conhecia muito da história, não me surpreendi tanto como se tivesse pegado o livro e lido só a sinopse.

Se você é claramente um fã de distopias e ainda não leu Divergente, não perde mais tempo! Ainda não li o segundo livro e o terceiro foi lançado recentemente, espero poder ler em breve. Já assisti ao filme e ainda esta semana poderão saber o que achei da adaptação para as telas de cinema.

✖✖✖

Veronica Roth nasceu no dia 19 de Agosto de 1988 em Chicago, ingressou na Northwestern University para estudar Escrita Criativa. Veronica afirma que escreve desde a altura em se considerava velha demais para brincar ao ‘faz de conta’.

4 comentários:

  1. O que dizer desse livro? O que dizer dessa história? O que dizer dessa autora?
    Simplesmente incrível!!!!
    Eu sou Divergente e já lia os livros muito antes de lançar no Brasil (pdf traduzido).
    Amo essa trilogia, extremamente envolvente e brutalmente emocionante!!!
    Só fico triste de ver tanto fã perdendo tempo em discussão boba de comparações com Jogos Voazes. Amo também, mas não é por que também é distopia que tudo agora vai ser cópia um do outro...os estilos são parecidos, mas a proposta e as histórias são diferentes.
    Ame os 2 e seja feliz! Ponto.
    Sempre uma alegria ver ótimas posts como este sobre esse livro lindo.
    Bjs!

    Camila Costa de Jesus

    kmilacj@hotmail.com

    @kmilacj

    https://www.facebook.com/camila.costadejesus.5

    ResponderExcluir
  2. Divergente é uma das minhas séries favoritas...É tão bom ler algo em que a protagonista não é perfeitinha. Infelizmente também sei de alguns spoilers do último livro. Acho que tô adiando ao máximo convergente, hehe. Adorei a resenha!

    www.controlleuniversal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá *--*

    Ainda não li Divergente, infelizmente, mas espero ler em breve.
    Vejo várias resenhas dizendo o quanto o livro é maravilhoso, surpreendente, etc, e pelo que vi da sua resenha, sua opinião não é tão diferente das demais. Espero poder ler logo pra tirar as minhas próprias opiniões, senão vou ficar louca de curiosidade kkk

    Adorei a resenha!

    Beijos!!! :3
    http://sacudindoasideias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    adorei sua resenha, esta é uma das melhores séries que já li. Adoro distopias, mas nunca li nada tão perfeito! parabéns, senti até vontade de ler de novo! rsrsrsrrs

    bjo bjo^^
    http://www.livrosdeelite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Top