Leitura obrigatória para os que são e os que ainda irão ser fã da série, The Walking Dead.

Título: A Ascensão do Governador
Autores: Robert Kirkman e Jay Bonansinga
Páginas: 3616
Ano: 2012
Editora: Galera Record
Availiação: ★★ (excelente)
Sinopse: No universo de The Walking Dead não existe vilão maior do que o Governador, o déspota que comanda a cidade de Woodbury. Eleito pela revista americana Wizard como "Vilão do ano", ele é o personagem mais controvertido em um mundo dominado por mortos-vivos. Neste romance os fãs irão descobrir como ele se tornou esse homem e qual a origem de suas atitudes extremas. Para isso, é preciso conhecer a história de Phillip Blake, sua filha Penny e seu irmão Brian que, com outros dois amigos, irão cruzar cidades desoladas pelo apocalipse zumbi em busca da salvação. Originalmente, The Walking Dead é uma série de quadrinhos publicada desde 2003 e vencedora do Eisner Award. Em 2010, os quadrinhos foram adaptados para o seriado homônimo The Walking Dead já bateu diversos recordes de audiência nos Estados Unidos e foi finalista em várias categorias no 68º Golden Globe Awards, incluindo Melhor Série Dramática de TV. 

✖✖✖

Entre os seres sobrenaturais como vampiros, lobisomens e bruxas, os meus preferidos com certeza são os zumbis. E nada melhor para representar esses zumbis do que a franquia The Walking Dead, idealizada por Robert Gênio Kirkman.

Neste livro vamos conhecer a história do vilão do ano – eleito pela revista americana Wizard – desde o começo, através da trajetória dos irmãos Blake, Brian e Phillip, a filha de Phillip Penny e outros dois amigos dos irmãos.

Acompanho a série de tevê desde a estréia, mas nunca acompanhei a HQ, porém esperava que o enredo baseasse sobre a construção de Woodbury e, consequentemente, do Governador. Mas não foi assim, neste livro nós acompanhamos a jornada de desde o início da infecção pandêmica em que transforma qualquer um que for mordido em mais um morto-vivo até o momento em que os personagens encontram o lugar certo para Woodbury, mas enquanto essa busca acontece, diversas coisas acontecem.
Por aqui, não é dos mortos que você tem que ter medo... É dos vivos.
Um conselho de um blogueiro leitor? Não se apegue aos personagens, será mais fácil. Se existe uma algo que eu aprendi com o Robert foi não me apegar a nenhum personagem em especial (mesmo que às vezes seja praticamente impossível) sempre por dois motivos em especial: ou você não pode confiar nele ou porque ele morrerá. Então se, assim como eu, você também adoro se apegar aos personagens, talvez seja melhor repensar quando começar a leitura deste.

E convenhamos, neste livro não existe aquele personagens apaixonantes, afinal é o fim do mundo. Aqui começamos a conhecer o lado mais perverso de cada personagem, caindo na questão de "até onde nos diferenciamos dos animais?" Afinal, os animais matam semelhantes e brigam por um pedaço de terra por instintos mas será que não é o mesmo que vêm acontecendo? Até que ponto você chegaria para sobreviver neste mundo pós-apocalíptico?

Quando comecei a ler, por acompanhar a série de tevê, já sabia que ia acontecer determinadas coisas e por isso, acreditei que talvez não haveria tantos tantos momentos que me surpreenderiam, não podia estar mais errado. Você sempre deve estar sempre preparado para um ataque surpresa, tanto pelos zumbis quanto por outros sobreviventes. Como já avisei, Robert não poupa corações e também não há razões para deixar qualquer personagem vivo e feliz e acredite, quando ele dá algum pouquinho de esperança, é nesse momento que ele nos arranca tudo novamente.
Nós vamos sobreviver a esse pesadelo, e vamos fazer isso nos transformando em monstros piores que eles, está me entendendo? Não existe mais filosofia, não existe misericórdia, não existe perdão. Agora somos só nós e ele e tudo que eles querem é nos devorar. E por isso nós é que vamos devorar os zumbis.
Vi muitos blogueiros com a opinião de que há muitos momentos violentos e para aqueles de de estômago fraco passarem longe, passando uma ideia de um livro totalmente sanguinário mas eu discordo. Sim, os personagens coadjuvantes são os zumbis, não esperem um enredo sem sangue porque aí sim você estará se enganando, mas como já disse, o autor sugere uma história de sobrevivência e não de implantar o terror através de sangue, mas quando a cena necessita daquele toque sanguinário não somos deixados para imaginar o que acontece, o autor descreve perfeitamente as cenas.

Eu comprei o livro em uma promoção e não conferi, mas era a edição econômica. Perto de outras edições econômicas essa é realmente melhor, o livro possui abas e o papel da capa é de boa qualidade, porém as folhas são brancas e bem finas, e na impressão algumas letras ficaram pela metade, às vezes incomodando bastante a leitura.

Se eu achava que conhecia o Governador e bastante da série, depois de ler este livro eu percebo que não conhecia nada mais do que eu queria ver. E aquele final simplesmente desmoronou todo o restinho que eu imaginava conhecer. Simplesmente se tornou um necessidade ler a continuação.

Suspense e ação a cada página, A Ascensão do Governador vêm para conquistar até aqueles que não gostam de zumbi o que não é meu caso e se você ainda não conhece a série, fique ligado! Em breve teremos review da série de tevê também. 

✖✖✖

Robert Kirkman  é conhecido por seus trabalhos para os quadrinhos em The Walking Dead e Invencível, ambos para a SKYBOUND e a Image Comics, da qual é um dos cinco sócios. Robert é produtor-executivo do seriado homônimo exibido pela AMC. Jay Bonansinga escreveu livros de terror aclamados pela crítica. Entre seus trabalhos estão Perfect Victim, Shattered, Twisted e Froze. Seu livro de estreia, The Black Mariah, foi finalista do Bram Stoker Award.

2 comentários:

  1. Putz, quer dizer que ele deu uma George Martin e sai matando todo mundo?! rs bom saber, assim definitivamente nao me apego a personagem nenhum

    bjo
    Pah - Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  2. Com a correria do dia a dia acabei por abandonar a série de TV :// Mas acho que a leitura dos livros serão uma boa saída pra conseguir acompanhar kkk Ainda bem que tenho o estômago forte para cenas de sangue shuashua
    Abraços,
    Gabriel S. - umcenarioimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir

 
Top