Talvez você ainda não tenha reparado em quão belas as borboletas são e não tenha dado a importância que realmente elas merecem. Este livro pode mudar sua concepção sobre elas.

Título: O Colecionador de Borboletas
Autora: Cecília Mouta
Páginas: 256
Ano: 2012
Editora: Novos Talentos
Avaliação: 4/5 estrelas
Sinopse: Você sabe qual a verdade sobre o efeito borboleta? Nicola é um pesquisador e colecionador de borboletas que perdeu a memória. Durante sua recuperação, com a ajuda de uma psiquiatra, descobre que possui o poder de voltar ao passado e modificá-lo, e também que era apaixonado por uma garota chamada Joana, que aparece repetidas vezes em meio à suas confusas visões. Pior que uma lembrança morta, é uma lembrança que insiste em ressurgir. E Nicola terá que seguir o fio de suas vagas recordações para desvendar até que ponto alterou seu passado. Porém, este colecionador ainda não tem consciência do quanto o efeito borboleta pode ter afetado seu próprio destino.


✖✖✖

Comecei a ler este livro sem esperar nada e isso só fez com que ele tornar-se uma surpresa para mim, não havia lido a sinopse e julgando pela capa/título achei que seria interessante, porém o livro foi mais que interessante.

A autora nos apresenta o protagonista Nicola que não lembra-se da sua vida e encontrasse em uma clínica psiquiátrica, isso é um ponto positivo, pois aos mesmo tempo que o protagonista vai se conhecendo e enfrentando seus medos, podemos acompanhar a evolução, tanto do protagonista quanto da história. Em diversas visões inexplicáveis, o Nicola vai descobrindo coisas sobre seu passado e nem sempre são boas lembranças. Mas não são apenas visões, ela atormentam-o de tal maneira que há até agressões aos seu físico.
Nada daquilo era forte o bastante para mim, minhas sombras eram mais profundas do que eu pensava.
Afinal, até onde podemos distinguir e delimitar o que é realmente verdade e o que é loucura? Não conhecia o efeito borboleta, portanto é algo que fugiu das minhas leituras habituais. E o próprio personagem desconhecia e aos poucos ele já não consegue saber se realmente está enlouquecendo.

A autora também cria um romance durante a história, o que só enriquece ainda mais o livro. Não é um romance meio forçado, algo impossível ou até mesmo um triângulo amoroso, não, é um romance leve e com alguns problemas como qualquer relação social.

Além de todo o toque sobrenatural e o romance da trama, podemos acompanhar algumas questões sociais como problemas familiares, relacionamento afetivo no âmbito de trabalho e diferenças entre classes sociais. Por mais que a autora não se aprofunde me nenhum desses assuntos e alguns aparecem bem de leve, servindo assim para trazer mais realismo e veracidade a história.
Isso estava me deixando louco já. Queria esquecer tudo. Fingir que minha vida começava agora, que não houve Joana, ou borboletas, ou o Efeito Borboleta.
Desta vez não achei um personagem que me irritasse ou que destinasse meu ódio para ele, também não houve nenhum também que me roubasse o sossego com suas atitudes impensáveis. Pelo contrário, a cada página lida, mais você ia se apaixonando pelo Nic e aos poucos pela sua médica. às vezes achei as atitudes do Nicola meio infantis para a sua real idade e não conseguia imaginar um homem barbado tendo tais atitudes, porém nada que comprometesse o personagem.

Depois de ler o livro, antes de fazer a resenha eu acabei relendo a sinopse e achei que ela contou muito sobre o livro. Eu refaria toda a sinopse porque realmente alguns pontos que poderiam surpreender o leitor, passe agora sem nenhuma emoção já que quando ele começou a ler, já sabia que aquilo aconteceria.
✖✖✖

Cecília Mouta Guimarães nasceu dia 7 de maio de 1993 em uma pequena cidade do Rio de Janeiro, onde viveu até a adolescência. Atualmente mora na capital do mesmo estado e faz sua graduação na Pontífica Universidade Católica-PUC. Desde nova sempre mostrou grande interesse pela literatura. Além de poesias e romances, compõe músicas, toca violão e estuda piano na Fundação Villa Lobos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top