Os guardanapos que inspiram milhares de pessoas na internet.

Título: Eu me chamo Antônio
Autor: Pedro Gabriel
Páginas: 192
Ano: 2013
Editora: Intrínseca
Avaliação: 5/5 estrelas
Sinopse: Antônio é o personagem de um romance que está sendo escrito e vivido. Frequentador assíduo de bares, ele despeja comentários sobre a vida — suas alegrias e tristezas — em desenhos e frases escritas em guardanapos, com grandes doses de irreverência e pitadas de poesia. Antônio é perito nas artes do amor, está sempre atento aos detalhes dos encontros e desencontros do coração. Quando está apaixonado, se sente nas nuvens e nada parece ter maior importância, e, quando as coisas não saem como esperado, é capaz de enxergar nas decepções um aprendizado para seguir adiante. Do balcão do bar, onde Antônio se apoia para escrever e desenhar, ele vê tudo acontecer, observa os passantes, aceita conversas despretensiosas por aí e atrai olhares de curiosos. Caso falte alguém especial a seu lado (situação bastante comum), Antônio sempre se acomoda na companhia dos muitos chopes pela madrugada. 

✖✖✖

Acompanho a página Eu me chamo Antônio no Facebook há um bom tempo e quando a editora Intrínseca publicou o lançamento de um livro com aqueles guardanapos fiquei bastante intrigado, afinal, aquilo era uma página de internet e certamente teriam que fazer um bom trabalho para que ficasse realmente bom. Mas eles conseguiram.

Se tem algo que o Pedro consegue fazer muito bem é transferir todo e qualquer sentimentos para alguns rabiscos. Como ele mesmo diz, “se todos os erros fossem licenças poéticas”. Cada guardanapo é uma surpresa nova, um sentimento novo e é incrível como aqueles meros trocadilhos do dia-a-dia se tornam algo bem mais profundo e poético.

São mais dos que meras frases, Pedro conseguiu criar um personagem em que em uma mesa de bar ele consegue transpor sentimentos reais para alguns guardanapos apenas com um pouco de tinta. Não há simplesmente como não se encantar com os guardanapos, é incrível como o autor usou um objeto tão banal como guardanapos de papel e um pouco de tinta não para produzir somente frases, mas arte. E essas são, sem dúvidas, as melhores.
Eu te amo. Oração subordinada a você. 
O livro possui uma diagramação incrível! Como obras de artes, mereciam ser expostas em algum local. E caso você tenha se identificado tanto que queira produzir um guardanapo, no livro vêm um em branco pra você poder soltar a criatividade.

Mas do que adianta meras palavras desse blogueiro. Confira abaixo alguns trabalhos do autor retirados da página do Facebook:

E se vocês ainda não curtiram a página do Pedro Gabriel no Facebook, clique aqui.

✖✖✖

A mente por trás de Antônio é Pedro Gabriel. Em outubro de 2012, ele inaugurou a página Eu me chamo Antônio no Facebook para compartilhar o que rabiscava com caneta hidrográfica em guardanapos nas noites em que batia ponto no Café Lamas, um dos mais tradicionais bares do Rio de Janeiro.

1 comentários:

  1. Olá!! Eu indiquei seu blog para a TAG(SELO) - THE VERSATILE BLOGGER AWARD
    http://cantinhodabuh.blogspot.com.br/2014/01/tag-selo-versatile-blogger-award.html
    Boa sorte!! ^^

    ResponderExcluir

 
Top