Durante todo o ano de 2013, foram lidos mais de 70 livros sei que não foram muitos e como o ano está acabando, depois de tantas leituras temos que fazer o balanço geral de daquelas que foram realmente boas e aquelas que não foram tão boas assim. Por isso, apresento à vocês as  minhas 5 melhores leituras do ano. 

A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS
Eu fico sem palavras para descrever o que esse livro gerou em mim. Ok, eu já esperava que fosse um livro que emocionasse e com um desfecho triste, porém eu não esperava que ele me lançasse em uma ressaca literária sem igual. A história da pequena alemã Liesel é de encantar qualquer um e combinado com a narrativa perfeita do autor Markus Zusak só poderia mesmo ter se tornado esse sucesso mundial que se tornou. E para arrebentar ainda mais meu coração, dia 17 do mês que vem poderemos conferir essa incrível história estampada em todas as telas dos cinemas nacionais.

TRILOGIA: A SELEÇÃO
Depois da explosão de distopias, chega o mais novo romance distópico que me conquistou já na primeiras páginas. A trilogia é composta por: A Seleção, A Elite e A Escolha (ou A Escolhida, ainda será lançado) mas o que eu mais gostei foi o primeiro livro, A Seleção. De maneira sutil e inteligente, a Kiera vai conquistando o leitor ao pouquinhos e a cada surpresa que ela plantava era "só mais um capítulo mãe" e quando você percebe já acabou o livro. O Príncipe é o conto narrado pelo ponto de vista do Maxon – que é o meu preferido ao cargo de amor eterno da America – faz com que saibamos mais sobre o príncipe e como é a vida real. E em A Elite, o segundo volume da trilogia, achei que serviu pra autora prolongar o triângulo amoroso o que me desagradou, por outro lado, conhecemos cada vez mais o mundo distópico criado. Vale lembrar que será lançado mais um conto, intitulado O Guarda e o último livro da série será lançado no próximo semestre. Vamos esperar para que a Kiera não faça nenhuma besteira.

HERDEIROS DE ATLÂNTIDA
O único nacional que entrou para lista – e não foi porque não eram bons, mas porque outros mereciam estar aqui também  foi o autor do best-seller, Eduardo Spohr.  Não havia lido ainda A Batalha do Apocalipse, porém não resisti e comprei o livro em uma promoção, o que posso confessar que foi uma das melhores decisões que eu tomei. O livro é realmente bem complexo e por isso cheio de explicações da mitologia sugerida pelo autor, porém quando você realmente se aprofunda na história, ela fica cada vez mais interessante. E vale comentar também sobre os personagens, com características fortes e marcantes. E claro, aquele desfecho incrivelmente bom.

TRILOGIA: ESTILHAÇA-ME
Essa com certeza é a leitura mais contraditória do ano, a número um. Eu odiei o começo, odiei a narrativa, odiei a protagonista, odiei o triângulo amoroso. Mas porque ele está nas melhores leituras do ano então? Porque tudo isso foi esquecido com os acontecimentos do meio do livro para frente. Por mais que não tenha gostado de muita coisa, a história é encaminhada para um mundo que eu adoro e o livro oscilou de 0 para 10 em algumas páginas. Talvez eu não desse nota máximo para o livro, porém ele encontrasse nesta lista porque foi algo que me impressionou, como ele conseguiu sair de uma das piores notas e ir para os melhores do ano. Destrua-me é um conto da série do ponto de vista do vilão Warner e é tão bom. E por mais que se passe em acontecimentos em que já vimos em Estilhaça-me, nele conseguimos ter muito mais descobertas da estória já que é narrado pelo Warner — que é o único personagem que me agradou.


PERDÃO, LEONARD PEACOCK
Não li O Lado Bom da Vida, porém quando foi lançado este livro, me certifiquei de lê-lo o mais depressa possível. Eu tinha certeza que amaria esse livro, porém não imaginei que o Leonard e sua louca vida seria tão marcante para mim como foi. Eu amei o protagonista, a forma como ele vê a vida mesmo que ao final do dia ele pretenda se matar, amei os personagens secundários, a escrita é agradável e faz com que as páginas passem sem ao menos você notar. Quick me conquistou logo nas primeiras páginas e com certeza é um dos mais recomendados do ano!

É isso! Aproveite e me diga nos comentários quais foram as suas melhores leituras do ano e o que pretende ler o ano que vem.


2 comentários:

  1. Oi! Bom, das suas melhores leituras do ano, até agora só li um livro, que foi Estilhaça-me. Tenho curiosidade em ler A Menina Que Roubava Livros e A Seleção, ambos que tenho comigo por aqui mas que até agora não tive como ler. Vou ver se faço isso o quanto antes.
    Até o fim do ano irei publicar uma postagem no blog com as minhas melhores leituras. Passe lá para conferir também!

    Um beijo e boas festas!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo sua visita!

    ResponderExcluir
  2. A Seleção com certeza entra no meu top, livro perfeito, com uma história incrível. Também gostei de A Menina Que Roubava Livros, livro muito bom, porém não achei ele tão bom quanto dizem, irei reler ele em breve para apreciar um pouco mais a história.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Top