Um livro com um enredo forte e intrigante, estória bem construída, uma narrativa rica e fluente e personagens excepcionais.

Título: Quantic Love
Autora: Sonia Fernández-Vidal
Páginas: 256
Ano: 2013
Editora: Rocco Jovens Leitores
Sinopse: Laila terminou o ensino médio e, enquanto decide que carreira seguir, consegue um emprego como garçonete no CERN, um dos centros de pesquisa nucelar mais avançados do mundo. Cercada de "nerds" por todos os lados, a protagonista de Quantic Love: O Romance que Resolve a Equação do Amor vai descobrir que a ciência pode ser sexy e que o amor é a energia mais poderosa do universo. Uma das mais importantes escritoras de divulgação da ciência em língua espanhola e bestseller em seu país, Sonia Fernández-Vidal constrói uma deliciosa história de amor para jovens que mostra o lado humano da ciência.

✖✖✖

Não sei ao certo o que me motivou a ler este livro, já que não havia lido nem a sinopse do livro. Mas confesso que gosto quando essas minhas intuições resolvem que devo ler tal livro, geralmente elas estão certas. Desta vez não foi diferente, eu achei o livro incrível. Eu devorei o livro em dois dias.

Encontramos logo nas primeiras páginas uma garota que terminou o Ensino Médio e vai parar no CERN como a nova garçonete do Restaurante 1 no meio de vários geniozinhos. Laila acaba conhecendo Alessio, um jornalista e Brian, um nerd freak. O livro por si só é um grande clichê. Um típico triângulo amoroso em que a protagonista tem que se decidir pelo bonitão ou pelo nerd. Mas a mesmice acaba aí.

Quando comecei a ler e presenciei física, física, física, física, física e física, me aborreci um pouco, porque achei que a leitura ficaria arrastada e cansativa. Mas o que me surpreendeu foi justamente a autora não deixar que isso acontecesse e usar isso a seu favor, fazendo com que a leitura torna-se mais interessante. Vou dar um exemplo aproveitem que eu estou bonzinho hoje, os personagens começam a comparar situações com teorias de físicas e isso é inusitado pra mim, me surpreendeu muito.

Falando nos personagens, é inegável dizer que depois de fechar o livro você não se apaixonou por nenhum dos personagens, afinal, eles são incríveis. Confesso que fiquei de queixo caído pela Angie, a colega de quarto de Laila eu e minha preferência por personagens que aparecem poucas vezes no livro. Ela tem seu jeito peculiar e, muitas vezes, inconveniente na narrativa, mas totalmente apaixonante.
Como dizem os quânticos, até que não colapsemos uma possibilidade tomando uma decisão, todas coexistem ao mesmo tempo.
Meninas se apaixonarão pelos protagonistas, Brian e Alessio. O que gera mais confronto na escolha e ambos é que eles possuem personalidades opostas. Enquanto Brian morreria por ela, ele é tímido e prefere guardar para si, já Alessio é desinibido e deixa claro que tem uma quedinha por ela desde o primeiro momento em que se viram.

Meninos se preparem, porque Laila é uma criaturinha interessante. Mesmo quando eu julgava seus atos errados ou gritava com ela pra que tomasse outro caminho, como diz Alessio, é impossível ficar magoado com ela.

Ok, ok, preciso confessar que não há só pontos positivos. Ao decorrer da leitura, as cenas e algumas várias situações foram bem previsíveis, assim como o final. Você acaba sabendo em que direção está caminhando o desfecho da estória e por fim, você pode descobri-lo sem muitos esforços. Mesmo tendo a possibilidade da protagonista ficar com os dois carinhas, desde o começo da narrativa já sabíamos com quem ela iria ficar.

Senti como se o final ela quisesse muito finalizar o livro e acaba acontecendo um turbilhão de fatos que acabaram prejudicando um pouco o desfecho da estória do livro.

Em suma, o livro é uma ótima pedida para jovens. A não ser um ou dois personagens mais velhos, todos os outros personagens são jovens. Ou seja, no enredo há muitas festas, bebida, dança, paquera, estudos, enfim, uma atmosfera jovem toma conta do leitor. 

Com uma narrativa fluente, personagens apaixonantes e com essa “atmosfera” jovem em que o livro é ambientado, Quantic Love é uma leitura indicada para aqueles que adoram um típico romance jovem, mas não espere nenhum enredo cheio de ramificações e embaraços, a estória é bem clichê.

✖✖✖

Sonia Fernández-Vidal nasceu em Barcelona em 1978. É licenciada em Física pela Universitat Autònoma de Barcelona e doutorou-se na área da informação e ótica quântica. A sua atividade de investigação tem sido combinada com a docência através da qual aborda os mistérios da física quântica transmitindo-os de uma forma apelativa e compreensível.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top